Foto: Guga Malheiros
Evento, que aconteceu nesta quinta-feira (22), foi realizado em parceria com a prefeitura.
Para tirar dúvidas sobre a Tarifa Social Baixa Renda de Energia Elétrica e ainda para divulgar práticas de consumo consciente, a Ampla, fornecedora de energia elétrica, levou o projeto Consciência Ampla ao anexo da praça do bairro Fronteira do Centro de Referência de Assistência Social da Barra de Macaé (CRAS-Barra).
O evento, que aconteceu nesta quinta-feira (22), foi realizado em parceria com a prefeitura. Agentes do Estratégia Saúde da Família (EFS) aferiram pressão arterial e orientaram a comunidade sobre hipertensão e diabetes. Além disso, técnicos da secretaria de Desenvolvimento Social passaram informações sobre o programa Federal Bolsa Família.
Cada palestra, uma de manhã e outra à tarde, atraiu quinze moradores do bairro e de circunvizinhos. No Consciência Ampla, que acontece semanalmente desde 2007, lâmpadas gastas são trocadas por duas lâmpadas econômicas e também são distribuídos protetores de tomada.
A novidade desta edição foi o concurso cultural Frase Mais Criativa, com o tema “O que faço para tornar meu consumo de energia elétrica mais eficiente?”. Os participantes concorrem a dez geladeiras eficientes quanto ao consumo de energia elétrica. Os moradores também foram informados sobre o disque denúncia para furto de energia – os “gatos”: 0300 253-1177. Os “gatos” são responsáveis por curtos na rede e por risco de incêndio ou de choques elétricos, que podem prejudicar toda a comunidade.
A moradora do bairro Brasília, Maria Terezinha Salles, 62 anos, assistida pelo programa Bolsa Família, aos 16 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto passava roupa utilizando ‘benjamim’. O acidente lhe deixou sequelas permanentes. Ela, além de ter assistido à palestra no turno da manhã, decidiu retornar à tarde. “Aprendi muitas coisas com a palestra para não correr riscos e também para economizar energia elétrica. Decidi voltar para gravar bem as informações”, diz.
Tarifa Social – Os beneficiários pela Tarifa Social são as famílias inscritas no CadÚnico com renda por pessoa de até meio salário mínimo ou com renda de até três salários mínimos, que tenha algum portador de doença ou alguém da família que necessite do uso de aparelhos ligados à energia elétrica constantemente (cliente vital). Quem não tem o número de inscrição social (NIS) ou número do benefício (NB) e se enquadra no perfil de beneficiário, basta cadastrar-se no CRAS da Rua Visconde de Quissamã, 787, no Centro. O telefone para mais informações é o 2759-0619.