logo

Comunidade da Nova Esperança recebe orientações sobre uso de energia

10/04/2012 15:32:40 - Jornalista: Juliene Silveira

Começou na manhã desta terça-feira (10) o projeto Consciência Ampla Saber, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), da Nova Esperança, recentemente inaugurado pela Prefeitura de Macaé. O projeto está sendo implantado nas comunidades através de palestras, com o objetivo de conscientizar as famílias e educá-las financeiramente. A Ampla - concessionária de energia elétrica – é a primeira empresa privada a realizar um programa específico nas comunidades Malvinas e Nova Holanda, pacificadas pela Polícia Militar, com o apoio da Prefeitura.

Na comunidade de Nova Esperança, 32 famílias, com aproximadamente cinco pessoa cada uma, serão removidas de suas casas para as novas unidades habitacionais, localizadas no próprio bairro. As casas que serão desapropriadas são localizadas em locais de enchentes ou na faixa marginal de linha férrea. Esta ação faz parte da intervenção de urbanização que a Prefeitura fez junto com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A palestra da Ampla faz parte da última etapa do projeto, que é a preparação das famílias para uma nova forma de vida.

De acordo com a assistente social do PAC, Samantha Fragoso, esse trabalho de conscientização da Ampla é necessário, pois as famílias viviam em outra realidade, onde não existiam gastos com luz e água, por isso, as palestras mensais são importantes para mostrar as vantagens de morar em um apartamento, além da convivência coletiva.

- Estamos fazendo um trabalho didático de preparação social e institucional. Já observamos a mudança de pensamento e comportamento dos moradores, pois eles tinham aversão à mudança, hoje eles se sentem felizes e integrados à sociedade, disse Samantha.

É o caso da moradora Odilha Geoane da Silva, de 34 anos. Odilha é esposa de Eduardo Martins, cadeirante, e mãe de três filhos. Juntos, eles vivem há cinco anos em um local sem saneamento e sem estrutura.

- Agradeço as palestras, principalmente a da Ampla, pois realmente abriu minha mente. Aprendi que mesmo com os gastos normais que vou ter, junto eu vou agregar responsabilidades e compromissos, o que vai me tornar uma cidadã de verdade. Além disso, teremos benefícios, como o cadastro na tarifa social baixa renda da Ampla, disse, animada.

A palestra da Ampla foi ministrada por Marcos Magro, analista de projetos sociais em comunidades. Ele explica que a tarifa social baixa renda é um desconto na conta de energia criado pelo Governo Federal para famílias de baixa renda. Os descontos podem chegar a até 60% dependendo do consumo de energia elétrica.

Ele ressalta que, além dos descontos em contas, a palestra é composta de diversas atividades interativas com oficinas, orientação e prática sobre consumo consciente e seguro de energia elétrica. O projeto abrange também os direitos e deveres do consumidor; conceitos de educação ambiental; cidadania e ética; risco associado ao furto de energia; orçamento doméstico; pequenos reparos na instalação elétrica residencial e dicas para uso seguro de energia.

Além da integração de conhecimentos serão realizadas atividades como atendimentos comerciais, troca de lâmpadas incandescentes para fluorescentes e distribuição de brindes em alguns eventos. Há também troca de geladeira para os participantes que mais conseguirem reduzir o consumo de energia, seguindo as dicas de economia fornecidas pela empresa de energia elétrica.

A próxima palestra para os moradores será com a concessionária Cedae, no dia oito de maio. Na mesma data, os moradores farão plantio de árvores, dentro do projeto de paisagismo do bairro.