Centena de pessoas prestigiou no sábado, 22, a inauguração da Base de Operações Turísticas no distrito de Glicério. A iniciativa é da Prefeitura de Macaé, através da MacaéTur, em parceria com Fundação de Esportes de Macaé (Fesporte), secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio e Fundação Macaé de Cultura, formando um produto turístico com conteúdo inédito no estado.
Essa é a primeira base implantada na região serrana, mas de acordo com o presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi Filho, em breve o distrito do Sana também ganhará um Espaço Municipal Base de Operações Ordenadas do Eco-turismo. O local, terá a mesma finalidade de implementar as ações, coordenadas pela Macaetur, cuja preocupação é a formação de um produto turístico com conteúdo inédito no estado, preparando o distrito para receber turistas e adeptos do ecoturismo e esportes radicais de toda parte do mundo.
A Base Glicério é composta por 500 metros de pista de corredeira, com passarela e uma pista de arvorismo, com 130 metros que será usada no treinamento dos monitores e nos pacotes de eco-turismo com esporte que estarão disponíveis em breve. Além disso, a Base servirá de ponto de informação turística.
Longobardi Filho acrescentou que a MacaéTur vem se empenhando, principalmente, no que se refere ao turismo de lazer, pois o município já é conhecido internacionalmente como propício ao turismo de negócios. Haja visto as grande feiras que acontecem bienalmente no Macaé Centro, atraindo pessoas do mundo inteiro. Ele ressaltou que a Base servirá de ponto de informações turísticas da região serrana, onde os visitantes receberão informações, materiais e poderão adquirir pacotes turísticos.
Na oportunidade, o prefeito Riverton Mussi declarou sua satisfação, observando que a MacaéTur tem o apoio da prefeitura, inclusive o local determinado para a implantação da Base de Operações Turísticas do Sana. "O turismo é importante máquina, como ocorre em outros países, em termos de quantidade e qualidade. O mercado doméstico é maior que o internacional e o turismo regional representa uma fatia importante no mercado. Para isso, a MacaéTur é fundamental na implementação do turismo no município", enfatizou o prefeito
O prefeito disse ainda que cada ano o mercado turístico mostra tendências distintas, e em função disso, o Brasil cresceu muito nos últimos anos. "Durante esse período também houve mudanças importantes no perfil do turismo no Brasil, que espelha as tendências mundiais e fatores locais e regionais. O turismo no o Brasil cresceu bem acima da média esperada e o ecoturismo é o turismo do futuro. Daí a importância de valorizar a região serrana, incentivando a prática de todo o tipo de esportes", finalizou.
A Fundação de Esporte de Macaé, aproveitando o espaço, implanta na Base, a Escola de Canoagem Olímpica na modalidade Slalon, com o objetivo de desenvolver atletas de alto rendimento e contribuir com a qualificação dos monitores de esportes em corredeiras. O presidente da Fesporte, Alex Moraes esteve presente à inauguração e acompanha cada passo da implantação da escola que pode consolidar o esporte em corredeira no distrito de Glicério e ainda revelar novos talentos pro cenário nacional da canoagem.
Outro seguimento do projeto da Base é um centro de pesquisa e informações histórica e cultural da região serrana que apresentará pesquisas sobre chegada dos Japoneses no Brasil e documentos datados de 1831, que fala do extinção do quilombo Carukango. O secretário de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meireles, também presente à inauguração, está instalando um sistema de intranet com as pesquisas disponíveis para comunidade e turistas, a começar pela casa onde funciona a Base, que é um patrimônio histórico, datada de 1888.
Já a Fundação Macaé de Cultura promoverá atividades culturais, valorizando o artesanato a cultura da região.