Melhorar a qualidade de vida dos moradores e, conseqüentemente, a taxa de satisfação em relação ao que a cidade pode proporcionar, foram alguns assuntos discutidos nesta terça-feira (20), na Oficina de Mobilização do Plano Diretor, na Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval, no Novo Cavaleiros.
O coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, proferiu palestra didática sobre o desenvolvimento de Macaé nas últimas décadas, o que é o Plano Diretor e como a nova Lei ajudará o município a direcionar seu crescimento.
“Caberá ao Plano Diretor, através das demandas apontadas pela população, conter instrumentos que garantam uma cidade mais justa a seus moradores. A cidade cresceu de forma desordenada e a Lei deverá direcionar onde o orçamento municipal terá de ser aplicado para ordenar esse crescimento”, explicou Didonet.
O estudante de 8ª série, Lidiomar Lopes de Souza, 18 anos, mora no Novo Cavaleiros disse que “gostaria que o bairro tivesse um curso para melhorar nossa capacitação profissional. Além disso, falta uma academia, um lugar para praticarmos esportes, como natação”, disse
Já o presidente da Associação de Moradores do Novo Cavaleiros, Geraldo Bernardo, parabenizou a iniciativa do governo municipal por elaborar um Plano Diretor. “Estamos tendo a oportunidade de expor nossos pensamentos para ajudar a melhorar o Novo Cavaleiros. Queremos que o bairro tenha uma escola de ensino médio; que o problema de alagamento da Alameda Netuno seja resolvido e um curso profissionalizante para os moradores. A linha do trem que passa pela entrada do bairro também atrapalha o acesso dos moradores. O trem passa devagar e atrasa o ir e vir da população”, ressaltou Geraldo.