O distrito do Sana, na região serrana de Macaé, recebeu, na última sexta-feira (14), Dia da Poesia, um importante espaço para a cultura e a educação: a Biblioteca Pública Municipal Osmar Sardemberg, que foi oficialmente criada pela Lei 3.005/07, em dezembro, quando passou a ser vinculada à Fundação Macaé de Cultura (FMC). Durante a cerimônia de inauguração, na Casa de Cultura Emílio Gato, a Fundação realizou doação de livros para o acervo da antiga biblioteca comunitária e premiou os vencedores do Concurso de Poesias.
A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria Rosa, entregou à coordenadora da Casa de Cultura Emílio Gato, Maria do Rosário de Souza Grey Tavares, o livro “Mulheres Negras do Brasil”, que simbolizou a doação para o acervo. O volume, título da exposição que esteve em novembro na Galeria de Artes Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura, é um dos três doados à FMC pela Petrobras.
- É a realização de um sonho, porque com a biblioteca agora legalizada, temos condições de buscar parcerias, recursos financeiros dos governos municipal, estadual e federal e doações de editoras. A biblioteca agora é um patrimônio da comunidade do Sana. Isso é uma grande conquista. O prefeito Riverton Mussi foi um dos pais dessa biblioteca e continua nos apoiando, agradeceu Maria do Rosário, conhecida na comunidade como Lala.
A Fundação, que entregou troféus e premiou os três primeiros colocados no IV Concurso de Poesias da biblioteca, levará o projeto Roda Viva da Cultura para o Sana, no dia 12 de abril. As atrações começam às 15h, com oficina de teatro e o espetáculo infantil “João e Maria”. Projeto nascidos na comunidade com o “Pé de Livros”, de leitura na praça, e o “Cineminha”, de exibição de filmes para crianças, também serão incentivados.
A programação da tarde de inauguração atraiu a comunidade que lotou o espaço: a exposição “O Lixo e a Consciência”, do artista plástico Berimbau, sarau de poesias, apresentação musical e de danças brasileiras. Especialmente as crianças se divertiram com a performance do artista Fabiano Freitas, com truques e palhaçadas.Estiveram presentes na cerimônia: o primeiro-secretário da Câmara Municipal de Macaé, Maxwell Vaz, representando o Legislativo, e a chefe das Bibliotecas Públicas Municipais, Judith Tinoco.