logo

Comunidade do Sana discute direitos do portador de deficiência

26/10/2005 12:17:20 - Jornalista: Mário Sérgio Santos

Alunos do ensino fundamental estiveram reunidos na última terça-feira (25), na Escola Municipal do Sana, com profissionais do Centro Vida Independente (CVI) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência para conversarem sobre os direitos do portador de deficiência. Esteve presente o presidente do CVI, Hildemar Miranda, acompanhado de profissionais do CVI e do Conselho dos Direitos dos Portadores de Deficiência e profissionais do PSF do Sana.

Também participaram do encontro as supervisoras do Programa Saúde da Família (PSF), Beatriz Monteiro Ferraz Dutra e Patrícia Gonçalo Moreira.

O encontro foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Macaé, através do Programa Saúde da Família (PSF) e Programa de Saúde Mental, da Coordenação de Saúde Coletiva, por detectarem nas visitas domiciliares naquela localidade que havia um número expressivo de pessoas com deficiências, necessitando de orientação e acompanhamento de saúde. A partir daí, foi firmada uma parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e com o Centro Vida Independente (CVI), para que fosse iniciado um trabalho na comunidade, visando garantir os direitos dos portadores de deficiência e ajudá-los em suas necessidades.

Alunos participam de atividades sobre direitos do deficiente

Como primeiro passo, foram desenvolvidas atividades com os alunos pela Coordenadora do CVI, Dilma Negreiros, a assistente social do Conselho Municipal do Portador, Fernanda Ferreira Pereato, e a assistente social da Saúde da Família, Andréa Rita Cardoso Bezerra. O evento contou também com a participação de Maurício Pereira de Muros, que através do Centro de Vida Independente descobriu suas potencialidades como cidadão, já tendo estagiado na Petrobras e hoje, além de trabalhar na instituição, participa de um grupo de dança, faz capoeira e natação, representando a classe dentro e fora do Estado, postulando, ainda, uma vaga no vestibular da UFF, para a área de Serviço Social.

O objetivo do encontro foi sensibilizar os alunos com palestras e diversas atividades, mostrando que o portador de deficiência é um cidadão como outro qualquer, com muitas potencialidades, com direitos e capaz de superar barreiras.

CVI e comunidade discutem direitos dos deficientes na Casa de Cultura Emílio Gato

Às 14 horas, a equipe se deslocou para a Casa de Cultura Emílio Gato, Salão de Exposições Norival da Costa Dames, onde cerca de 50 pessoas da comunidade participaram de uma reunião com o Presidente do Centro Vida Independente e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa, Portadora de Deficiência, Hildemar de Miranda Barbosa que falou sobre a importância daquele encontro e parabenizou a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde por estarem sensíveis às causas da comunidade e por buscarem este trabalho de integração visando encurtar as distâncias, por ser Macaé um município grande e a região serrana não ser tão próxima da sede.

Segundo Hildemar Miranda, o Centro Vida Independente tem trabalhado com êxito na capacitação do cidadão portador de deficiência e inclusão dos mesmos no mercado de trabalho. Disse que o Conselho Municipal do Portador estará atuante no Sana e nos demais distritos de Macaé, sempre que se fizer necessário.

Após apresentar um vídeo sobre o trabalho do CVI e conversar com os presentes, ouvindo caso a caso as reivindicações e buscando soluções viáveis, Hildemar Miranda encerrou dizendo “que mais importante que o trabalho assistencial está a integração entre portadores e não portadores. Que as barreiras sempre vão existir, mas que isso não impede o cidadão de buscar a sua felicidade.”