Comunidade do Sana participa de Oficina do Plano Diretor

08/08/2005 18:22:05 - Jornalista: Catarina Brust

Neste sábado (6) a comunidade do Sana, participou da Oficina de Mobilização do Plano Diretor realizada no Centro de Estudos Sanitários e Ambientais (CESA), da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa). O evento foi promovido pela Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) e teve a participação dos secretários de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, e do secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado.

Localizado na serra macaense, o Sana tem características diferenciadas dos outros distritos rurais do município. Com suas cachoeiras e belezas naturais (como a pedra do Peito de Pombo, que fica a 1.200 metros de altitude) o Sana recebe centenas de turistas, do Brasil e do mundo, nos fins de semana. Em 2001, foi criada a Área de Proteção do Sana (APA) com a finalidade de preservar o meio ambiente e evitar a degradação do local.

O coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, lembrou aos moradores que participou da implantação da APA do Sana, como secretário de Meio Ambiente. “A Lei do Plano Diretor é diferente e se dá de forma a que toda a comunidade participe, trabalhando conjuntamente. O Sana, por exemplo, está mais à frente, pois já tem a APA, várias associações e uma Organização Não Governamental (Ong). Temos ainda diversos conflitos aqui que devemos resolver, através do plano diretor, como a ocupação da margem de rio e o saneamento”, disse Didonet.

A dúvida do que é permitido ser feito, em relação à construção e o uso do solo, numa área de proteção ambiental foi levantada por moradores. Uma sugestão apresentada foi a criação de uma sede administrativa no 6º distrito para orientar a comunidade. O secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo explicou que a sua secretaria tem funcionários no Cesa diariamente para fazer essa orientação, além do plantão do Conselho Gestor da Apa (Sanapa) na Casa de Cultura Emílio Gato.

A proprietária da pousada Riacho Doce, Leci Santos Resende, informou que sem uma boa estrada para o acesso dos visitantes, o turismo e a saúde não funcionam direito. “A estrada tem que ser melhorada tanto para Casimiro de Abreu, quanto para o Frade. A instalação de uma torre de celular para os moradores e os turistas também seria uma boa coisa, pois às vezes o telefone fixo dá problema”, disse. O presidente eleito da Associação de Moradores do Sana, Jorge Luis de Jesus, concorda também que a melhoria da estrada é importante tanto do ponto de vista do turismo quanto da saúde para facilitar o socorro dos doentes.

O secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, lembrou que apesar do governo municipal estar no início da gestão, já foi realizada reunião com a presença do prefeito Riverton Mussi e de secretários municipais, com a comunidade do Sana. “Por sugestão do prefeito estamos implementando ações na serra. Nosso curso de gestão de negócios para os comerciantes do Sana está sendo realizado todas as segundas no 6º distrito. Não vamos fechar os olhos, vamos trabalhar em cima dos pontos negativos. Temos que ver os esforços do governo municipal em prol da região”, ressaltou o secretário.