Foto: Juranir Badaró
Secretários Municipais de Educação se reúnem em Macaé com representantes do Fórum Estadual de Educação.
Macaé tem colocado em prática a discussão da educação proposta pela Conferência Nacional de 2014 (CONAE 2014). Com isso, a organização para as etapas municipal/intermunicipal já começou. No decorrer desta semana, secretários de Educação de Macaé, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras que compõem o polo 6 se reuniram com os integrantes da coordenação do Fórum Estadual de Educação (FEE-RJ).
Para a organização das conferências, a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, recebeu representantes do Fórum Estadual de Educação, a professora Magda Sayão e o técnico Antonio de Carvalho. O encontro representou ações de planejamento para a etapa intermunicipal preparatória para a CONAE 2014, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de agosto, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
O tema da conferencia é o "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". Durante a Conferência Intermunicipal, a educação brasileira é pautada pela sociedade civil e política, incluindo os organismos de governos.
Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o fato de Macaé ser polo da Conferência Intermunicipal de Educação destaca a visão e o comprometimento do município em relação às políticas públicas voltadas não apenas para a comunidade escolar, mas para toda sociedade civil. “Macaé também será sede da Conferência Municipal nos próximos dias 25, 26 e 27 deste mês, no auditório do Centro de Convenções. As discussões de ambas as conferências, que acontecerão no município, servirão para atualização da construção do Plano Nacional de Educação. Para isso serão discutidos sete eixos temáticos”, ressaltou.
A coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Magda Sayão, elogiou o polo 6, cuja sede é Macaé. “O polo 6 é alvo de orgulho, pois está muito à frente de outros locais. Esta articulação é essencial em prol do respeito mútuo dos municípios. Sabemos que todos os segmentos devem participar. Macaé tem uma importante participação na I CONAE. Esta será uma oportunidade para o fortalecimento do processo educacional dos municípios participantes”, contou.
A mobilização nos municípios, com vista à Conferência Nacional de 2014 visa articular os segmentos ligados à educação e mais de 50 representantes de órgãos, entidades e grupos relacionados à área da educação. Durante o encontro, a secretária de Educação de Rio das Ostras, Andrea Machado, destacou que a participação do município na Conferência Intermunicipal de Macaé será importante para debater abordagens que fazem parte do contexto educacional. “Sabemos que serão apresentadas temáticas fundamentais para o processo pedagógico”, salientou.
Também presente, o secretário de Educação de Quissamã, Francisco Carlos Gomes, ressaltou que esta é uma oportunidade para reflexão das políticas educacionais e da participação das comunidades locais no processo de decisões.
MUNICIPAL - Já a Conferência Municipal de Educação deve envolver profissionais da educação e membros da sociedade civil e organizada. Para isso serão enfocados eixos temáticos que visam à articulação e debates de diretrizes e ações voltadas para intervenções pedagógicas, e principalmente, a organização da Conferência Intermunicipal de Educação, que vai receber representantes da área da Educação de municípios vizinhos.
CONAE - Diante da realização do Fórum de Educação e das Conferências Municipal e Intermunicipal, o Governo Municipal objetiva a CONAE, que será realizada de 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. A participação de representantes de Macaé na II Conferência Nacional de Educação (Conae-2014) será fundamental para contribuir nas proposições e deliberações das políticas públicas pedagógicas que visam ao desenvolvimento do ensino do país.
A II Conae é considerada um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, políticos, econômicos, apontará renovadas perspectivas para a organização da educação nacional. Contribuirá também para a consolidação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), fruto de uma articulação desencadeada na I Conae, ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado de educação básica e superior.