logo

Concerto Multiplayer da Orquestra Petrobras Sinfônica é promovido na orla dos Cavaleiros

02/11/2025 11:20:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Ronan Alexandre

Trilhas sonoras de clássicos como Super Mario, The Legend of Zelda, Sonic, Street Fighter, Metal Gear, Mortal Kombat, Fortnite e outros foram aplaudidos pelo público

Depois do Grand Prix Ana Botafogo, a Petrobras, com apoio da prefeitura de Macaé, promoveu neste sábado (1°), no palco montado na Praia dos Cavaleiros, o Concerto Multiplayer da Orquestra Petrobras Sinfônica, reunindo games em versão sinfônica.

Entre os destaques, foram apresentados Green hill zone (Sonic the hedgehog);

Medley (Super Mario & Smash Bros); Ken (Street Fighter II); Theme (Fortnite); Theme (Pokémon); Techno Syndrome (Mortal Kombat) e outros, em arranjos exclusivos, foram aplaudidos pelo público.

A Petrobras também disponibilizou máquinas de videogames antigas para jogos e promoção de encontro entre as gerações, painel instagramável, ring light com impressão de fotos e distribuição de brindes.

A orquestra é regida pelo maestro Felipe Prazeres, tem arranjos exclusivos de Ricardo Candido e o Concerto Multiplayer também celebra o talento de brasileiros que colaboraram em jogos de sucesso internacional. O compositor Antonio Teoli preparou arranjos para obras de sua autoria e de Tharcisio Vaz, Thommaz Kauffmann, Mateus Polati e Heitor Pereira.

O secretário de Turismo, Léo Anderson, destacou que a realização do concerto reforça o caráter plural da programação cultural no município.

“Macaé vive um momento importante de ocupação dos espaços públicos com arte, cultura e eventos de qualidade. A apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica na orla dos Cavaleiros é um exemplo de como a cidade está aberta a iniciativas que aproximam diferentes públicos. Em breve, teremos novidades sobre a programação especial de final de ano, pensada com carinho para moradores e visitantes”, afirmou.

No dia 8 de novembro, às 19h30, será promovido o espetáculo Carlota Focus Dança Piazzolla, com direção e coreografia de Alex Neoral, também no palco da orla. O espetáculo, consagrado por público e crítica, é uma homenagem às mestras da dança que marcaram a trajetória do coreógrafo, como Carlota Portella, Regina Sauer, Giselle Tapias e Déborah Colker. Com um elenco de 10 bailarinos, o espetáculo celebra a trajetória marcada por inovação, excelência técnica e reconhecimento internacional da companhia, que completa 25 anos.

Orquestra Petrobras Sinfônica foi fundada há 50 anos


Fundada há 50 anos pelo Maestro Armando Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica tem o compromisso de interpretar a tradição sinfônica sob uma ótica brasileira e atual, aproximando novos públicos da música de concerto. Desde 1987 a Orquestra é patrocinada pela Petrobras e conta hoje com um modelo de gestão inovador no país, no qual os próprios instrumentistas definem o projeto administrativo e, com ele, sua maneira conjunta de fazer música.

Em temporadas que contemplam mais de uma centena de apresentações ao ano, a Orquestra Petrobras Sinfônica visita o cânone do repertório clássico e explora novos territórios artísticos. Sua programação de concertos tem trazido ao país artistas do porte de Krzysztof Penderecki, Joshua Bell, Boris Belkin, Sarah Chang, Mischa Maisky e Maria João Pires.

As diferentes dimensões do trabalho da Orquestra são orientadas por três eixos temáticos: Clássico, Pop e Infantil. No primeiro, estão incluídos os concertos e atividades que dão ao conjunto um lugar de destaque na cena sinfônica nacional. No segundo, os projetos que promovem o diálogo entre a Orquestra, novos públicos e linguagens artísticas. O terceiro pilar apresenta a música de concerto às crianças de forma lúdica, com versões sinfônicas de clássicos infantis como Saltimbancos, O Mágico de Oz, Arca de Noé, Balão Mágico, trilhas sonoras da Disney, Mundo Bita Sinfônico e o Guia prático de Villa-Lobos.


Fotos Relacionadas