A primeira etapa da reforma administrativa foi concluída nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e pela Comissão Interna de Reforma Administrativa. A informação é do secretário de Governo, André Braga. O objetivo da reforma é promover o enxugamento da máquina administrativa, para a busca de resultados de eficiência nas ações administrativas.
- A reforma vai estruturar setores de grande importância da administração interna, promovendo o reordenamento da política de gestão de pessoal e políticas públicas de ação setorial – destacou o secretário.
De acordo com Braga, os princípios da reforma administrativa são a aderência às metas de governo, eficiência e eficácia da administração, agilidade na obtenção de resultados, otimização dos recursos e fortalecimento da governança. A próxima etapa é a constituição do regimento das secretarias de assessoramento direto do chefe do Executivo, buscando a criação de áreas setoriais de atuação.
O secretário informou que a expectativa é a conclusão desta segunda etapa em 15 dias. O projeto completo deve ser finalizado no final de outubro. “Nossa meta é que a estrutura seja adequada ao Plano de Governo e à política de resultados”, destacou Braga.
Fazem parte da Comissão Interna de Reforma Administrativa as secretarias de Governo, Controle Interno, Planejamento, gabinete e procuradoria-geral.