logo

Concursados começam a ser chamados em setembro, afirma Riverton

18/08/2009 14:24:12 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Riverton afirma que desenvolvimento econômico de Macaé está alinhado à busca pela inserção do cidadão no mercado de trabalho

Os candidatos que passaram no último concurso público realizado pela prefeitura de Macaé começam a ser chamados em setembro. A afirmação foi feita pelo prefeito Riverton Mussi na noite de segunda-feira (17), durante a abertura das Primeiras Jornadas Norte Fluminense de Relações do Trabalho, Cidadania e Meio Ambiente, que acontece até quarta-feira (19) no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, compôs o palanque de abertura ao lado de Riverton.

De acordo com o prefeito, os candidatos serão chamados de acordo com as necessidades de profissionais para as vagas concorridas. Na abertura, o prefeito destacou os programas de qualificação profissional promovidos pelo governo municipal como os 67 cursos do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que já capacitou 3,4 mil cidadãos no Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), em parceria com a Petrobras. A meta do convênio é formar no total 5.740 alunos até dezembro.

O investimento em capacitação socioeducacional também foi ressaltado, como a gratuidade da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) nos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. “Quando assumimos, a faculdade não tinha nem cem alunos e era paga. Hoje, são cerca de 800 alunos estudando gratuitamente”, pontuou o prefeito, citando também a Bolsa Universitária, que oferece bolsas para universitários e alunos de cursos profissionalizantes que estudam em Macaé.

Riverton agradeceu a participação dos ministros nas Primeiras Jornadas Norte Fluminense de Relações do Trabalho, Cidadania e Meio Ambiente: ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Waldemar Zveiter; ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Aloysio Corrêia da Veiga; ministro também do TST, Luiz Phellipe Vieira. O prefeito frisou ainda a importância da participação da corregedora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Maria de Lourdes Sallaberry, secretário de Estado do Trabalho, Ronald Azaro, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Atilano Rocha e demais autoridades jurídicas e trabalhistas

- O evento que começa hoje (segunda) e vai até quarta será uma oportunidade para a discussão de importantes temas como relações trabalhistas, o que é fundamental para Macaé, cidade que já contabiliza cerca de 194 mil habitantes, segundo o IBGE, fora a população flutuante – pontuou.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Waldemar Zveiter, proferiu a primeira conferência do evento, na qual abordou temas como a importância da Amazônia, e comentou a promoção das primeiras jornadas em Macaé. “A realização do evento com apoio da municipalidade é importante porque cuida do trabalho e cuida do meio ambiente, que são duas questões que estão na ordem do dia permanente. Espero que o evento frutifique”, disse.

Jornadas entrarão no calendário oficial do município

De acordo com o prefeito, como o próprio nome define, essas serão apenas as primeiras jornadas. “Nossa expectativa é inserir o evento no calendário oficial do município”, comentou. Antes da abertura, o prefeito e a vice-prefeita receberam os ministros no gabinete do Macaé Centro, onde o desenvolvimento da cidade na última década foi discutido.

- Macaé é uma cidade atípica, diferente das outras devido ao perfil migratório que sofreu – avaliou Marilena Garcia, lembrando que a política habitacional da prefeitura é intensa. “Já entregamos 1152 unidades habitacionais e assinamos o convênio do Minha Casa, Minha Vida, para mais duas mil unidades”, completou o prefeito.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, as primeiras jornadas são uma realização da prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e a subsecretaria de Trabalho e Renda, com apoio do Tribunal Regional do Trabalho Primeira Região – Escola de Magistratura, Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, OAB, SEBRAE, Firjan e Petrobras. ”Nosso objetivo é melhorar as relações de trabalho”, disse.

Na abertura, o nome da superintendente de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho da secretaria de Estado de Trabalho e Renda do governo do Rio de Janeiro, Maria Christina Rodrigues Menezes foi citado como uma das grandes incentivadoras do evento. Ela participa na quarta-feira do painel “Iniciativas de Resultado em Saúde e Segurança do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro”.

O vereador José Carlos Crespo representou a Câmara e ressaltou que o evento está alinhado à cidadania, o que agrega valor à programação. Para o secretário de Estado de Trabalho, Ronald Azaro, uma das importâncias das jornadas é levar os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo para discutir relações de trabalho. “O evento é grandioso e uma referência para a região”, acrescentou.

Primeiras Jornadas terminam na quarta-feira

O painel “Saúde, Trabalho, Segurança: aspectos psicossociais” será o primeiro desta quarta-feira, às 9 horas, no Macaé Centro. Às 11 horas, será promovido o painel “Iniciativas de Resultado em Saúde e Segurança do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro”. À tarde, às 13h30min, é a vez do painel “Cooperativas de Trabalho – Questões Emergentes”. O painel que finaliza o evento é “Licenciamento Ambiental e Cidadania Sustentável”.