Conscientização ambiental aliada à arte. Esta é uma das propostas do I concurso “Árvore de Natal Ecológica”, que está sendo promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. Estudantes de oito unidades da rede municipal se mobilizaram na arrecadação dos materiais recicláveis, além da produção e elaboração das árvores ecológicas, que já estão embelezando os corredores e entradas das escolas.
Uma comissão técnica criteriosa está percorrendo as unidades municipais Nossa Senhora da Conceição, Leonel de Moura Brizola, Caetano Dias e Nosso Senhor dos Passos, além das escolas Professora Elza Ibrahin, Esméria Reid dos Santos, Onilda Maria da Costa e Ciep Oscar Cordeiro.
A árvore ecológica tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para as questões ambientais, destacando a responsabilidade em relação à preservação do meio-ambiente. A montagem e produções das árvores ecológicas estão envolvendo alunos, professores, pais e monitores de artesanato da Secretaria de Educação.
Para a montagem das árvores ecológicas, os alunos das escolas que estão fazendo parte da seleção arrecadaram garrafas pets e outros materiais recicláveis, que segundo a Subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Alves, é uma ação que visa homenagear o Natal, por meio da arte.
- Nossos monitores de artesanato e alunos ficaram completamente imbuídos neste concurso. Estamos satisfeitos com a integração e empenho. Este concurso é uma celebração do Natal com o olhar voltado para o meio ambiente, destaca.
No decorrer desta semana os representantes do júri, o produtor Richard Caldeiras e o representante da Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos de Macaé, Anderson de Oliveira Araújo afirmaram que a seleção será acirrada.
“Fotografamos e observamos árvores belíssimas. Um dos pontos que será primordial na minha avaliação é o uso de diversos materiais recicláveis”, pontua. Já o produtor Richard Caldeiras lembra que um dos quesitos essenciais para sua seleção será a criatividade. “Será difícil avaliar, mas a criatividade e originalidade serão pontos essenciais”, conta.
Entusiasmada, a diretora do Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola, Eliane Araújo, observa que este concurso movimentou toda a comunidade escolar. “Nossos mais de 530 alunos do 1º ao 5º anos de escolaridade participaram com dedicação. Eles trouxeram garrafas pet´s, lavaram, separaram e ajudaram na montagem junto com o monitor de artesanatos”, fala.
A diretora Eliane Araújo também pontua outros fatores positivos referentes ao concurso.
- Nossos professores de Artes, Linguagem e da sala de leitura estão ministrando às aulas ao redor da árvore. Além disso, pais e alunos estão ajudando quanto aos cuidados ligados à segurança da montagem. Todos ficam atentos para que não haja nenhum estrago à árvore, que também está sendo apreciada nos finais de semana, destaca.
A produção da árvore ecológica também está contribuindo na socialização e elevando a estima dos alunos, educadores e responsáveis da Escola Municipal de Educação Infantil Esméria Reid dos Santos. Mais de 280 estudantes da unidade, na faixa dos dois aos cinco anos, se mobilizaram junto com a monitora Nádia Ribeiro não apenas para montar a árvore ecológica, mas para enfeitar toda escola.
Eles capricharam utilizando recursos recicláveis como garrafas pet´s, CD´s, tampas de lata e outros elementos. De acordo com a diretora Andrea de Soares, toda a garotada se animou na produção de materiais como árvores de Natal, guirlandas, boneco de neve e até mesmo um Papai Noel, utilizado com o material do galão de água. “ Estamos esperançosos. Foi uma verdadeira festa produzir estes materiais ecológicos. Outro fator primordial foi enfatizar a importância do meio ambiente junto às crianças”, observa.
O resultado do concurso sai na próxima quarta-feira, dia 7, durante a Cantata de Natal, na praça Veríssimo de Mello, as três unidades colocadas serão conhecidas. A unidade que for autora da árvore ecológica que ganhar o primeiro lugar será contemplada com uma filmadora. Já o segundo lugar vai receber uma câmera digital. A terceira escola classificada vai ganhar um kit de artesanato.