logo

Concurso de Slogans do Livro Didático 2012 homenageia vencedores

11/10/2012 13:19:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Luiz Bispo

A edição deste ano do Concurso de Slogans do Livro Didático chegou ao fim, nesta quarta-feira (10), com cerimônia de encerramento promovida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. No evento, que faz parte do projeto “Pratique Cidadania”, foram homenageados os alunos e professores vencedores, além dos cuidadores do livro didático e das escolas que incentivam as boas práticas. Como reconhecimento, foram entregues medalhas, kits pedagógicos contendo livros específicos e certificados de participação.

De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, este projeto é importante para toda a Educação, pois reforça o zelo que o aluno deve ter com o livro didático, sempre incentivado pelo professor:

- O livro irradia. E, através deste concurso se permitiu que o aluno aprendesse a zelar mais pelo livro e por outros materiais didáticos. A frase “Cuide bem do livro” se destaca não apenas pelo zelo, mas pela solidariedade que os alunos devem ter para que, nos anos posteriores, os livros sejam utilizados de maneira adequada, sobretudo com capricho. Com isso, posso afirmar que o cuidado com o livro se reflete no companheirismo entre os estudantes e o incentivo pela leitura e escrita.

Na categoria slogans, foram premiados os cinco melhores produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental, que criaram frases com os temas “Cuidar para Preservar”, no caso dos estudantes do 2° ao 5° ano, e “Devolver é legal”, no caso dos estudantes do 6º ano ao 9º ano. Um dos slogans escolhidos foi “É direito, é dever, usar o livro didático e devolver!", criado por Breno Ferreira Clen Prigione: “Este ano, estudei com livros que foram utilizados no ano passado. Alguns estavam bem conservados e outros nem tanto. Por isso, para mim foi importante participar deste concurso. Afinal, temos que cuidar do livro didático”, afirmou o aluno do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão.

Outro premiado foi o slogan “Ler... Aprender... É uma arte! Devolva seu livro didático. Faça sua parte!”, criado por Kivya Thaina Rodrigues da Fonseca: “Foi especial participar deste concurso, inclusive porque foi a primeira vez que fui premiada em um evento como este. Foi um incentivo para praticarmos a cidadania”, pontuou a aluna da Caetano Dias.

Os demais premiados que receberam medalhas de honra ao mérito, Kit educativo com material escolar, mochila, livros de literatura e brinquedos foram: “Ler aumenta o conhecimento e cuidar do livro didático é a onda do momento!”, de Maria de Lourdes Oliveira Machado, aluna da Jacyra Tavares Duval; “Do meu livro didático vou cuidar, amanhã outro amigo vai usar!", de Maria Luisa Linhares Rocha, aluna da Fazenda Santa Maria e “O livro didático é para estudar, e aquele que devolver será um aluno exemplar”, de Aylla Ximenes Santos da Silva, aluna do Polivalente Anísio Teixeira.

Interfaces Pedagógicas do Professor – na ocasião também foi realizada a premiação da categoria “Interfaces Pedagógicas do Professor”, que teve por objetivo divulgar as boas práticas do professor na utilização do livro didático, ou seja, as intervenções pedagógicas utilizadas pelo professor no livro didático que fazem o aluno aprender melhor. Entre eles, estava o trabalho desenvolvido por Elzimar de Oliveira Monteiro, da Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, que foi selecionada pela interface pedagógica “Atividade interdisciplinar utilizando livro didático: Água - usar sem abusar”. Segundo ela foi uma grande oportunidade para troca de experiências, além de ser um reconhecimento ao trabalho realizado:

– Foi uma oportunidade única para compartilhar o trabalho que cada um realiza em sala de aula. São projetos bons, que envolvem não só o trabalho dos professores que foram premiados, mas também dos alunos, da equipe pedagógica e da direção das escolas. O que aprendemos com os demais profissionais acrescenta muito em nosso trabalho, pois são projetos que podem gerar grandes resultados. Além disso, é um reconhecimento e uma valorização que a Secretaria de Educação demonstra em relação a todo trabalho que realizamos - elogiou.

Os demais homenageados foram os professores Welington Pinheiro Marques, do Lions, com a interface pedagógica “Acessibilidade e socialização utilizando o livro didático”; Rodrigo Mata Macedo, do Joaquim Augusto Borges, com interface pedagógica “Exercitando cidadania através da arte e atividade proposta no livro didático”; Juliana Pizzo Augusto, da Nosso Senhor dos Passos, com a interface pedagógica “Preservação do espaço escolar tendo como referência o livro didático de Geografia” e Alessandra da Silva Fernandes, do Elza Ibrahim, com a interface pedagógica “Combinados Inteligentes, utilizando o livro didático, ajudam o aluno a conviver e aprender”.

A subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, fez questão de parabenizar a todos que participaram deste concurso: “Sabemos que o trabalho em sala de aula é árduo, mas gostaria de não apenas aplaudir aos vencedores do concurso, mas todos os participantes, que são vencedores, pois tiveram a oportunidade de produzir belíssimos trabalhos referentes ao livro didático e às práticas pedagógicas”, contou.

A coordenadora do Programa do Livro Didático, Roze Tomaz, afirmou que a entrega da premiação aos alunos vencedores do Concurso de Slogans e aos professores vencedores das Interfaces Pedagógicas representou uma conquista de todos os envolvidos e para a Educação: “Os alunos tiveram a oportunidade de ler e divulgar os seus slogans sobre a boa utilização do livro didático. Os professores vencedores puderam replicar as suas boas práticas na utilização do livro didático, voltadas para o conhecimento, diversidade e cidadania. Estou orgulhosa pela oportunidade de ver práticas de cidadania presentes nos trabalhos das escolas municipais e agradeço a todos que colaboraram na realização do projeto “Pratique cidadania, cuide bem do seu livro didático”, edição 2012”, finalizou.


Fotos Relacionadas