Os trabalhos encaminhados por cerca de 50 escolas da rede municipal de ensino que participam do Concurso de Slogans do Livro Didático já estão sendo escolhidos pela equipe pedagógica interna da Secretaria de Educação. Tarefa difícil para a comissão julgadora, que selecionará os cinco melhores slogans dos estudantes e práticas dos professores até o próximo dia 21 de setembro. A proposta é incentivar ainda mais a conservação e utilização do livro didático.
A Coordenação do Livro Didático recebeu cerca de 100 slogans produzidos pelos alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o que se tornou motivo de orgulho. “Esta é mais uma programação que tem como finalidade reforçar o hábito da leitura, escrita e o zelo com o livro didático”, enfatiza a secretária de Educação, Marilena Garcia.
O concurso foi subdivido em categorias. Os alunos do 2° ao 5° ano participam da temática “Cuidar para Preservar”. Já os estudantes do 6º ano ao 9º ano redigiram slogans sobre o tema “Devolver é legal”. Já os professores inscreveram 35 trabalhos com enfoque “Interfaces pedagógicas na utilização do livro didático pelo professor”, em que apresentaram breves relatos de como foram executadas as interfaces pedagógicas na utilização do livro didático nas escolas municipais.
Para a coordenadora do Programa do Livro Didático, Roze Thomás, o concurso superou as expectativas. “Nosso trabalho é direcionado à boa utilização do livro didático, empenho, conservação e devolução. Temos a honra de servimos de exemplos para outros municípios”, destaca Roze.
Para homenagear alunos e educadores, a Secretaria de Educação vai promover uma programação especial no dia 10 de outubro, a partir das 9h. Os vencedores dos cinco melhores slogans e das cinco melhores práticas pedagógicas vão receber medalhas e kit´s tecnológicos, com livros específicos para os educadores. O evento ainda contará com a apresentação do coral dos alunos do Colégio Neuza Gourlart Brizola, exibição do vídeo “Um professor. Um bom começo” e relatos de experiências dos alunos e professores vencedores.
A programação faz parte do projeto “Pratique Cidadania”, implementado no ano letivo de 2009 e premiado em 2011. As campanhas voltadas para o livro didático em Macaé renderam para a Secretaria de Educação a conquista do 1º lugar no concurso “Ações Inovadoras do Livro Didático”, promovido pelo FNDE, durante o Encontro Nacional do Livro Didático, realizado em março deste ano, em Curitiba. “Essa é a prova de que o trabalho focado na boa utilização do livro didático rende bons frutos e também serve de exemplo para outros municípios”, finaliza Roze.