O secretário de Fazenda, Cassius Ferraz Tavares, conversou esta manhã, dia 23, com representantes das escolas do ensino médio que participam do concurso que irá eleger a marca a ser futuramente utilizada em todo o material impresso e eletrônico do setor fazendário municipal. Os concorrentes deverão criar uma identidade visual que estimule a interação da comunidade com a administração pública municipal. As inscrições para o concurso terminam no dia 30 de junho.
O concurso para escolha do símbolo da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) é um dos projetos inseridos no programa de gestão de Qualidade e Desenvolvimento de Recursos Humanos, definido como uma das principais metas da Semfaz. A criação de uma marca específica para o setor, a exemplo do “leão” que simboliza o imposto de renda, visa inspirar os jovens a desenvolver o sentimento de cidadania.
“Temos que conscientizar os alunos de que os impostos pagos pelos contribuintes, além de ser uma obrigação, é um exercício de cidadania. Além de pagar os tributos é preciso que o cidadão zele pelos seus direitos, observando onde e como os impostos estão sendo utilizados”, explicou o secretário.
O concurso foi aberto em 25 escolas de ensino médio, distribuídas nas redes municipal, estadual, federal e privada. Os participantes devem ter 14 anos completos, estar matriculados e freqüentando regularmente as aulas. Cada aluno poderá concorrer com única proposta. As marcas devem ser inéditas e produzidas em qualquer técnica, sem limitação de recursos gráficos, e de fácil aplicabilidade em mídia impressa e eletrônica, de modo a possibilitar a inserção em todos os meios e instrumentos de comunicação da Semfaz. Os trabalhos devem ser apresentados em papel branco, tamanho A-4, não devendo conter assinatura ou qualquer marcação de identificação.
O evento conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e de Comunicação Social, além do apoio da Coordenadoria Regional Norte Fluminense II – Secretaria de Estado de Educação, e Unidade de Ensino Descentralizada de Macaé – Uned. Representantes da União Macaense de Estudantes (UME) estão auxiliando a divulgar o concurso nas escolas e participam das reuniões com a comissão geral do concurso.