Foto: Kaná Manhães
Propostas serão encaminhadas à etapa estadual. Macaé terá 16 delegados
A 1ª Conferência Municipal de Juventude, realizada nesta quinta-feira (15), na Cidade Universitária, contou com a participação de cerca de mil jovens. A abertura foi realizada pela manhã e as discussões dos cinco eixos temáticos do texto base aconteceram à tarde. Os três temas mais importantes de cada eixo vão constar em anexo ao texto base, “A Juventude construindo Macaé”, que será entregue ao executivo municipal, ao final do evento, contendo as informações que mostram os anseios da juventude macaense.
Os cinco eixos discutidos na conferência foram: Qualidade de Vida dos Jovens: Esporte, Lazer, Meio Ambiente e Saúde para os Jovens; Educação e Mercado de Trabalho para os Jovens; Jovem e a nova formação cultural através dos meios de comunicação: Cultura e Comunicação; A realidade social da Juventude: Violência e Direitos Humanos e Os anseios da Juventude Macaense; Participação do Jovem na cidade de Macaé.
A presidente da Comissão Organizadora da Conferência Estadual, Fabiana Santos, lembrou que este é um processo novo. “E por isso mesmo importante, estratificado para se conhecer qual é essa juventude que constroi o município”, disse.
Já o vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude, Patrick Ataliba, explicou que a Conferência Municipal de Macaé era um espaço muito importante para a cidade.
- Esse é o momento dos jovens terem uma visão diferenciada de seu papel na sociedade: criar uma instituição de juventude; um Conselho Municipal, que será um fórum permanente de discussão; um Plano Municipal de Juventude, que vai dar as diretrizes e um Fundo Municipal de Juventude, que vai ter os recursos para a implantação de projetos. Perguntamos então qual a motivação dos jovens hoje, já que eles tem um mundo de possibilidades e com muito mais facilidades que as gerações anteriores? Esses mecanismos é que vão dar as condições para que a juventude coloque suas digitais na história – pontuou Ataliba.
Brasil tem 51 milhões de jovens
O Brasil tem 51 milhões de jovens entre 15 e 29 anos, o que significa 30% da população. No estado do Rio são quatro milhões. “Esse número pode eleger o próximo governador do estado. Além de estarmos aqui discutindo propostas para criar um conselho, nossa intenção é que tenhamos direito à nossa cidade e a juventude tem que dizer para que veio e ter sede de alguma coisa! Nossa proposta é que saiamos daqui com delegados para defender as propostas de Macaé”, disse o superintendente Estadual de Juventude, Alan Borges.
O estudante Carlos Eduardo Trindade, 20 anos, participou do eixo “Qualidade de Vida dos Jovens: Esporte, Lazer, Meio Ambiente e Saúde para os Jovens”. “Esta conferência é muito importante, pois é uma forma ativa de não ficarmos só reclamando. É um trabalho de forma cirúrgica que vai influenciar a tomada de decisão do poder público em relação às políticas públicas para a juventude. Já discutimos sobre a questão da sustentabilidade ambiental e a importância da coleta seletiva, além da implantação da disciplina de educação sexual nas escolas”, informou o jovem macaense.
Rafael Picciani fala sobre aprovação de projeto de lei
Os deputados estaduais Rafael Picciani e André Larazoni (PMDB) também participaram da conferência na parte da manhã. Picciani informou que na quarta-feira (14), a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), aprovou o projeto de lei 251/11, que estabelece a implantação do Programa Estadual de Vacinação contra HPV – Human Papiloma Virus. O vírus sexualmente transmissível é o principal causador do câncer de colo de útero.
A proposta foi sugerida pelo PMDB Mulher e assinada pelos deputados Rafael Picciani e Bernardo Rossi. A aprovação do projeto por unanimidade em plenário foi comemorada pelo parlamentar. “Essa medida representa um avanço para a saúde das mulheres e também dos homens. O acesso gratuito à vacina vai impedir que as mulheres deixem de se prevenir”, disse Rafael Picciani.
Os deputados Picciani e Larazoni agradeceram o convite para participarem do evento e destacaram a importância de Macaé abrigar a maior Conferência de Juventude do estado do Rio até agora.
A abertura do evento contou com a presença do secretário de Governo, André Braga, que representou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi; do superintendente Estadual de Juventude, Alan Borges; o vereador Igor Sardinha presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e integrante da Comissão Organizadora da conferência, Antônio Felipe Gonçalves; subsecretário de Infância e Juventude, Luiz Fernando Teresa, presidente do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDDCA); Elbio Gualda Fernandes.
Ao todo, Macaé terá 16 delegados. A etapa nacional será realizada no período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília (DF). O número de delegados é definido a partir do total de jovens do município que em Macaé somam cerca de 50 mil. A Conferência Estadual de Juventude será realizada entre os dias 28, 29 e 30 de outubro, no Circo Voador.