Foto: Juranir Badaró
Conferência de Assistência Social será realizada nos dias 26 e 27 de junho
Para preparar a nona Conferência de Assistência Social, que será realizada nos dias 26 e 27 de junho, a prefeitura promoveu nesta terça-feira (21), a Pré-Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório do Paço Municipal.
Houve apresentação da proposta de trabalho e formação de grupos que conversaram sobre a oitava Conferência, ocorrida em 2011. O objetivo foi averiguar o que se alcançou ou não em termos de soluções para o setor de assistência social em Macaé.
A Conferência Municipal de Assistência Social terá como tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Será realizada no Tênis Sede Praia.
Dentre os avanços obtidos desde a última Conferência, constatou-se pontos positivos como questões de reestruturação de equipes de programas e projetos sobre recursos humanos, além da atualização da lei dos conselhos.
O fato de na Pré-Conferência ter havido boa participação de usuários também agradou aos organizadores do evento.
Um fator positivo da Pré-Conferência foi o esclarecimento e a apresentação dos programas e projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Foi destacada a proteção social básica e especializada. Também aconteceu apresentação do Programa Bolsa Família, mostrando seu público alvo e suas diretrizes.
Foram lidas as deliberações da última Conferência de Assistência Social, realizada em 2011. Foi apontada também a necessidade de melhoria em alguns quesitos no setor, como aumento dos investimentos em capacitação dos profissionais e conselheiros.
Em seus depoimentos, os usuários ressaltaram que reconhecem o trabalho da equipe técnica, porém existem questões a serem resolvidas. Um deles disse que sua família é mantida pelo auxílio que recebe do Programa Bolsa Família.
Durante essa pré-conferência, ainda foi observado o trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com a presença de representantes do executivo e de coordenadores de programas e projetos da secretaria de Desenvolvimento Social, além de membros de conselhos e de cidadãos comuns e usuários dos serviços sociais da cidade.