logo

Conferência de Saúde discute políticas públicas para o setor

09/07/2015 17:36:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Flávio Sardou

Referência regional como polo de saúde, Macaé discute até esta sexta (10) propostas para a saúde

A abertura da 12º Conferência Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (9) pela manhã, teve como destaque a importância e a responsabilidade de todos os participantes em apontar e avaliar políticas públicas no atendimento em saúde para uma cidade melhor. Referência regional como polo de saúde, Macaé discute até esta sexta (10), propostas para os próximos anos tendo como ponto de partida o tema deste ano da conferência: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, das 8h às 18h.

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, destacou na abertura do evento que a sociedade brasileira está extremamente madura e sabe que não pode transferir responsabilidades. "Esse é o momento em que devemos vir à conferência para discutirmos as diferenças e apontar propostas para fazer uma saúde melhor para todos", disse.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, falou dos avanços conquistados no setor e lembrou aos participantes e delegados da conferência que eles irão escrever mais uma página da história.

- Estou gratificado em estar de volta a esse espaço democrático. Nós somos os principais atores desse processo e não devemos perder a esperança. Muito se avançou na saúde, implantamos uma Casa do Curativo e estamos investindo na prevenção, com a atenção básica, vamos inaugurar o anexo do HPM e, futuramente, implantar no hospital municipal um Centro de Imagem. Na educação, o curso de Medicina da UFRJ/Macaé e a residência médica fazem com que a comunidade médica cresça na cidade. Macaé não tem consórcio com outros municípios, mas é um polo regional -, pontuou o secretário.

Realizada a cada dois anos, a conferência municipal, que segue o que preconiza o Conselho Nacional de Saúde, avalia e apresenta propostas para serem levadas às etapas estadual (de 1º a 4/10, no Macaranãzinho) e nacional (dezembro). O Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, deliberou pela realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), esse ano, com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Uma temática que incorpora diferentes significados: saúde pública como direito de cidadania, em contraposição à mercantilização e privatização.

Saúde pública em destaque

A conselheira/coordenadora geral da Comissão Organizadora da 12º CMS, Magda Soraia Delfino, destacou que o Conselho Municipal de Saúde terá dois dias de trabalho voltados para a saúde pública de Macaé. "Teremos uma longa jornada até a etapa nacional. O tema do CNS ressalta a diversidade da cultura brasileira. Esse é um espaço público de deliberação coletiva, um momento de elaborar propostas e fazer o melhor", explicou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sebastião Piraí, enalteceu a organização da conferência, fundamental para a realização do evento, assim como o suporte da Secretaria de Saúde. "É um privilegio estar aqui, com a participação popular e todas essas pessoas envolvidas para a formulação de propostas de políticas públicas para a saúde", declarou.

Representando o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Solange Belchior lembrou que a conferência de Macaé precisa e deve discutir o município e toda a região, inserido no estado e país. "Para que essa conferência seja boa é preciso que cada um de nós pense no usuário, em quem trabalha na saúde, e os recursos que dispomos para cuidar", disse.

A representante do Conselho Nacional de Saúde, Larissa Gomes Tavares, ratificou o que as outras autoridades destacaram e lembrou que a 15º CNS traz inovação. "A Conferência Nacional traz mudanças na metodologia do regimento. Temos que estar cientes de nosso papel enquanto usuário, trabalhador e gestor para apresentarmos propostas efetivas que cheguem à etapa nacional. A 15º nasce aqui, por isso a participação de vocês é muito importante", assinalou.

Durante a Conferência Municipal também serão discutidos os resultados da 11ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em 2013. A Conferência é a principal instância de deliberação do Conselho Municipal de Saúde. Durante dois dias, os participantes irão apontar as diretrizes da saúde. O segundo dia de Conferência será dedicado aos grupos temáticos para discussão e elaboração de propostas.

Clique aqui para acessar o Regimento da 12ª Conferência Municipal de Saúde.


Fotos Relacionadas