Conferência Nacional da Educação aberta em Brasília com cinco delegados de Macaé

29/03/2010 19:19:52 - Jornalista: Douglas Fernandes

A Conferência Nacional da Educação foi aberta neste domingo (28) em Brasília com um marco na história de Macaé: pela primeira vez professores, representações municipais, sociedade civil entre outros, representaram o município em debates que visam melhorar o ensino de nosso País. Eles integram a comitiva de delegados do Estado do Rio de Janeiro, após terem sido eleitos nas Conferências Municipal e Intermunicipal de Educação, outro marco na história do ensino de Macaé. Macaé participa com cinco representantes de diferentes segmentos como educadores, sociedade civil entre outros.

- Um sonho realizado! Como educadora sempre tive como objetivo levar nossos educadores a compartilharem na Conferência nossas experiências, lutas pela educação de Macaé e suas contribuições para o ensino nacional. Ver a mobilização e resultados de nossas primeiras Conferências em Macaé mostra que Macaé tem a educação como sua maior riqueza -, declarou a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia.

A participação dos delegados de Macaé na Conferência Nacional foi fruto do trabalho dos profissionais da Secretária de Educação e seus educadores. Marilena Garcia determinou que a realização do encontro municipal fosse uma das metas da Secretaria para 2009. O envolvimento de todos fez com que a iniciativa levasse mais de mil pessoas à Cidade Universitária, durante dois dias, debatendo sobre a realidade educacional do município, com as necessidades e prioridades, para aumentar e fortalecer a rede de ensino. O resultado levou o município a sediar a etapa Intermunicipal, desta vez em três dias, com o mesmo resultado positivo.

Macaé e a região são representados por Alexandre Ramos de Azevedo - Trabalhador Educação Superior - Macaé, Carlos Otávio Francisco Correa Junior - estudante - Rio das Ostras - Carmelita Reis - Movimento da Diversidade Quilombola – Macaé. Daniel de Souza – estudante- Macaé . Lourenço Carline - Conselho Estadual de Educação – Carapebus, Maria Isabel Carneiro da Silva - Trabalhador Educação Básica Pública - Carapebus- Nelma Ferreira Santos -Trabalhadores Públicos - IFF - Macaé. Paulo Sérgio Pinto Mendes - Trabalhador da Educação Pública -Casimiro de Abreu-Rogelia da Silva Rozendo- Conselhos Estaduais da Educação - Carapebus Sonia Regina Siqueira Cardoso - gestor Estadual - Casimiro de Abreu e Tânia Márcia Carvalho Aguiar, única educadora de Macaé a ser convidada a compor a comissão da Conferência como observadora e relatora.



Esta é a segunda Conferência realizada na gestão do Presidente Lula e segue durante toda a semana Ao abrir e evento, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que é preciso haver metas de qualidade no novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai vigorar de 2011 a 2020. O plano será discutido e construído durante a conferência. A secretária Marilena Garcia tem seguido as orientações do Ministério da Educação e a cada ano estabelece metas de ensino tendo como base as diretrizes do PNE.



O tema da conferência é: “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. Ele está sendo debatido em seis eixos temáticos: Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional; qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos profissionais da educação; financiamento da educação e controle social; justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade. A Conferência prossegue até o dia 1º de abril com os grupos temáticos, a plenária dos grupos, a plenária final e o Plano Nacional da Educação.