Macaé sedia no dia 28 (sábado) a Conferência Regional de Cultura do Norte Fluminense. O evento, que irá ocorrer nas dependências do Teatro Municipal de Macaé (TMM), de 9h às 14h, tem o objetivo de eleger os membros, titulares e suplentes da sociedade civil que irão compor o primeiro Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC).
O CEPC, como um órgão colegiado deliberativo, de composição paritária, será peça integrante do Sistema Estadual de Cultura, recentemente instituído com a sanção da Lei 7035/2015, e deverá ser composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, indicados pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e mais 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes da sociedade civil. Destes, dez membros de cada uma das regiões do estado serão eleitos nestas Conferências Regionais de Cultura, para o período de 2016 a 2018.
O encontro de Macaé deverá reunir gestores e expoentes da sociedade civil das cidades que compreendem a região: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Dentre as funções que serão exercidas pelos conselheiros que serão eleitos na conferencia regional estão a de discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços culturais estatais e não estatais no Sistema Estadual de Cultura, participando das decisões e propondo emendas às normas constituídas, entre outras.
Uma prévia do evento será importante para que os agentes culturais da região comecem a se organizar para a Conferência, inclusive no que tange às requisições para o cadastro de eleitores e candidatos para o CEPC. A secretaria de Estado de Cultura estará presente no próximo dia 18, na Fundação Macaé de Cultura (FMC), às 11h, para prestar esclarecimentos sobre a Conferência Regional. Na visita técnica da gerente de projetos da coordenadoria de Políticas Culturais da SEC, Clarissa Semensato, serão verificadas as ferramentas que serão utilizadas durante o evento e assuntos relacionados à organização e divulgação, entre outros.
O presidente da Fundação Macaé de Cultura falou sobre a importância da participação dos gestores e agentes culturais dos municípios e da sociedade civil na conferência.
"Macaé é um dos municípios que mais se desenvolveu na Região Norte Fluminense. Nos últimos anos é detentora de uma rica tradição da cultura popular. Por isso, devemos ser participativos, através da formação de um conselho atuante, formulando políticas públicas para os municípios", colocou o presidente da FMC, Humberto Assumpção.
O Teatro Municipal de Macaé (TMM), onde será realizada a conferência, fica localizado na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro, Macaé.