A comissão que analisou os trabalhos encaminhados para participação no Concurso de Slogans do Livro Didático já definiu seus vencedores. Eles foram escolhidos entre os cerca de 100 slogans produzidos pelos alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental de, aproximadamente, 50 escolas da rede municipal de ensino. No total, foram selecionadas as cinco melhores frases dos estudantes e práticas dos professores, com a proposta de incentivar ainda mais a conservação e utilização do livro didático.
- A grande finalidade do concurso é reforçar o zelo que o aluno deve ter com o livro didático, sempre incentivado pelo professor. E o trabalho direcionado a boa utilização do livro didático, sua conservação e devolução, que é realizado no município acaba servindo de exemplo. Prova disso foi a Secretaria de Educação conquistar o primeiro lugar no concurso “Ações Inovadoras do Livro Didático”, promovido pelo FNDE, ressaltou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
O concurso foi subdivido em categorias. Os alunos do 2° ao 5° ano participaram da temática “Cuidar para Preservar”. Já os estudantes do 6º ano ao 9º ano redigiram slogans sobre o tema “Devolver é legal”. Já os professores inscreveram 35 trabalhos com enfoque “Interfaces pedagógicas na utilização do livro didático pelo professor”, em que apresentaram breves relatos de como foram executadas as interfaces pedagógicas na utilização do livro didático nas escolas municipais.
De acordo com estes critérios, os slogans escolhidos foram os seguintes: “É direito, é dever, usar o livro didático e devolver!", de Breno Ferreira Clen Prigione, aluno da professora Maria Elena, do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão; “Ler... Aprender... É uma arte! Devolva seu livro didático. Faça sua parte!”, de Kivya Thaina Rodrigues da Fonseca, aluna da professora Jociane, da Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias; “Ler aumenta o conhecimento e cuidar do livro didático é a onda do momento!”, de Maria de Lourdes Oliveira Machado, aluna da professora Rita de Cássia, da Escola Estadual Municiaplizada Jacyra Tavares Duval; “Do meu livro didático vou cuidar, amanhã outro amigo vai usar!", de Maria Luisa Linhares Rocha, aluna da professora Fabiany, da Escola Estadual Municiaplizada Fazenda Santa Maria e “O livro didático é para estudar, e aquele que devolver será um aluno exemplar”, de Aylla Ximenes Santos da Silva, aluna da professora Nadja, da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira.
Os diretores das escolas em que os alunos vencedores estudam já foram comunicados e a relação de slogans classificados estará disponível no mural da sede da Secretaria de Educação. Além disso, a Secretaria de Educação vai promover uma programação especial no dia 10 de outubro, a partir das 9h. Nela, os vencedores dos cinco melhores slogans e das cinco melhores práticas pedagógicas vão receber medalhas e kit´s tecnológicos, com livros específicos para os educadores. O evento ainda contará com a apresentação do coral dos alunos do Colégio Neuza Gourlart Brizola, exibição do vídeo “Um professor. Um bom começo” e relatos de experiências dos alunos e professores vencedores.
– Foram quase 100 frases e foi difícil para a comissão que elegeu as melhores, pois foi o ano em que mais tivemos adesão das escolas, com trabalhos de alto nível. Temos que agradecer e valorizar a participação dos alunos. Todos eles serão homenageados com certificados de participação entregues a todas as escolas durante o mês novembro. Cinco foram classificados, mas todos são campeões, porque não importa somente os cinco que foram os vencedores e sim o trabalho que foi feito nas escolas, disse a coordenadora do Programa do Livro Didático, Roze Tomaz.
A programação faz parte do projeto “Pratique Cidadania”, implementado no ano letivo de 2009 e premiado em 2011 com o primeiro lugar no concurso “Ações Inovadoras do Livro Didático”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), durante o Encontro Nacional do Livro Didático, realizado em março deste ano, em Curitiba.