Com o tema “Limnologia: integrando Ciências Aquáticas e Sociedade”, Macaé sedia o 11º Congresso Brasileiro de Limnologia, de 24 a 28 deste mês, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. A expectativa é de que cerca de 1,2 mil especialistas nos diversos ecossistemas aquáticos continentais participem. A realização do congresso é uma parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/ Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), prefeitura e Sociedade Brasileira de Limnologia (SBL).
O evento vai reunir em Macaé pesquisadores das áreas de ciências aquáticas para discussões e apresentação de trabalhos, contribuindo para a construção de ações científicas, tecnológicas e políticas que possibilitem o avanço na formação de recursos humanos e geração de pesquisas em águas doces.
De acordo com o professor Francisco Esteves, coordenador do evento e diretor do Nupem, a escolha do município para sediar o Congresso foi decidida em 2005, na Assembléia Geral da Sociedade Brasileira de Limnologia, ocorrida em Ilhéus, na Bahia. “O tema escolhido propõe que uma ciência, além do engrandecimento intelectual, deve gerar soluções práticas para as demandas urgentes da sociedade”, pontuou Esteves.
Este será o primeiro congresso científico brasileiro em que a comunidade local vai interagir com os pesquisadores. Voltado para estudantes e pesquisadores, o evento está com inscrições abertas no site www.sblimno.org.br. As atividades voltadas à comunidade, que acontecerão dos dias 25 a 27, das 14 às 18 horas, são gratuitas.
A limnologia é o ramo da ciência que se dedica ao estudo ecológico dos diversos ecossistemas aquáticos continentais, incluindo ambiente de água doce e salinos, como lagos, lagoas, açudes, represas, rios, riachos, águas subterrâneas e estuários. Os estudos limnológicos envolvem os aspectos físicos, químicos, biológicos e hidrológicos destes ambientes, além de incluir estudos sobre a recuperação e a utilização racional dos ecossistemas aquáticos.
Já está confirmada a presença do presidente da SBL, Ricardo Motta, no evento, além dos especialistas de ciências aquáticas, como pesquisadores brasileiros e estrangeiros, ONGs e órgãos governamentais que irão discutir temas contemporâneos na área ambiental, econômica e social, tudo dentro da limnologia . A solenidade de abertura será promovida dia 24 de agosto, às 18h30min, no Macaé Centro.