Mais importante e representativo acontecimento do setor, o XVIII Congresso Nacional das Guardas Municipais, será realizado entre os dias 20 e 22 de setembro em Macaé. O evento, realizado pela prefeitura de Macaé, visa fortalecer o intercâmbio e o aperfeiçoamento legislativo dessas instituições municipais de segurança pública. O Congresso visa também aproximar e integrar as Guardas Municipais de todo o país, discutir ações interestaduais e intermunicipais de cooperação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de programas de gestão da segurança municipal.
O evento será realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, Macaé Centro e deve reunir, segundo a organização, 24 estados da federação representados por 1,5 mil congressistas de 160 municípios. Em paralelo ao congresso, serão realizados dois eventos: a Feira Nacional de Segurança Pública Municipal e o quarto Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal.
De acordo com o diretor do departamento jurídico da Guarda Municipal e coordenador do comitê de organização do congresso, Dr. Ronaldo Linhares, o objetivo do Fórum é discutir os instrumentos de mobilização da comunidade para a sua segurança, esclarecer a sociedade civil quanto à participação dos municípios na questão da segurança pública, entre outros.
A oficialização da realização do congresso em Macaé foi firmada em janeiro, com a assinatura do prefeito Riverton Mussi com o Conselho Nacional de Guardas Municipais do Brasil. O Congresso Nacional vai reunir comandantes e integrantes de Guardas Municipais de todo o país.
Na pauta do evento está o papel das cidades no sistema de segurança pública, diagnóstico sobre violência e criminalidade, Guarda Municipal como agentes de trânsito, gestão de segurança urbana, entre outros. Serão promovidos workshops com temas como ações táticas não letais, gestões integradas, doutrina de emprego das guardas municipais pela administração pública municipal, entre outros.