A 20ª edição da Exposicarta e o 22º Congresso Brasileiro de Cartografia, Fotogrametria, Geodésia, Sensoriamento Remoto e Mapeamento Submarino, foram abertos nesta segunda-feira (26) para um público que lotou o auditório do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro. Durante o congresso, os participantes terão acesso a trabalhos técnicos de alta relevância e de produtos da indústria mundial e nacional com instrumentos de tecnologia avançada. “É muito importante para Macaé receber um evento deste porte”, comentou o prefeito Riverton Mussi.
Macaé foi escolhida como sede do evento por ser o pólo nacional da indústria petrolífera, visando atender à cadeia produtiva e os municípios da Bacia de Campos. “A presença dos diretores e gerentes da indústria de petróleo e de toda a cadeia produtiva, a manifestação de interesse da Petrobras e a infra-estrutura do Macaé Centro são os fatores que pesaram em nossa decisão pela escolha da cidade”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC), Paulo César Trino, grão-mestre da Ordem do Mérito Cartográfico.
Nos três dias do congresso os participantes terão acesso a trabalhos técnicos de alta relevância e de produtos da indústria mundial e nacional com instrumentos de tecnologia avançada. Serão apresentados 360 trabalhos orais, 120 posters, oito mesas redondas, quatro cursos nacionais e dois internacionais e três palestras internacionais. E ainda: visualização cartográfica, cartografia multimídia, fotogrametria arquitetônica, além de oferecer espaços para exposições técnicas e de cartografia para crianças.
O evento é promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Cartografia. Realizado pela primeira vez fora das capitais brasileiras, traz para Macaé cerca de 1.200 participantes, entre eles, autoridades militares de diversas patentes, além de renomados palestrantes. Um dos destaques da 20ª Exposicarta está à mostra no estande do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Trata-se de uma maquete do primeiro satélite da parceria Brasil-China: o CBERS – satélite sino-brasileiro de recursos terrestres.
Como atrações extras, haverá visitas na terça e quarta-feira aos navios Antares (oceanográfico) e Gurupa (patrulha), que estão atracados no Porto da Petrobras. E na quarta, 28, os participantes terão a oportunidade de conhecer a aeronave prefixo H-800XP de inspeção em vôo, de propriedade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que estará no Aeroporto de Macaé, das 16h30 às 17h30. No estande da Prefeitura de Macaé serão realizadas palestras do Projeto Geo Macaé, todos os dias.
Participaram da abertura oficial, além de outras autoridades, o presidente da SBC, Paulo César Trino, o general Alberto Mendes Cardoso, ex ministro-chefe da Casa Militar do governo Fernando Henrique Cardoso, o almirante Julio Moura Neto, diretor geral de Navegação da Marinha do Brasil, e o brigadeiro Eduardo de Oliveira Lencastre, ministro do Supremo Tribunal Militar e presidente de honra do congresso, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o gerente geral da UN-BC, Carlos Eugênio Melro Silva da Resurreição. O Coral Petrobras-Bacia de Campos e a Academia Petrobras Sinfônica abrilhantaram a solenidade.