logo

Consciência Ampla com Arte atende alunos da rede municipal

30/08/2011 17:32:06 - Jornalista: Joice Trindade


Foi realizada nesta terça-feira (30), nas unidades municipais Engenho da Praia e Ancyra Gonçalves Pimentel, “Consciência Ampla com Arte”. Cerca de 50 alunos e membros da comunidade aprenderam a produzir trabalhos manuais. O projeto é fruto de uma parceria entre a concessionária de energia elétrica Ampla e a Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Educação.

Na oportunidade, professores de artesanato da Casa Amarela ministraram oficinas gratuitas de confecção de porta-retratos, através de papel reciclável e porta caneta de origami, dobraduras de papel que se transformam em representações artísticas diversas.

A programação foi desenvolvida para reforçar a proposta do programa "Mais Educação" que, em Macaé, é desenvolvido nas unidades municipais Engenho da Praia, Ancyra Pimentel, Pedro Adami e Professora Elza Ibraim. Além das oficinas, o "Mais Educação" também abrange acompanhamento pedagógico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e atividades multidisciplinares direcionadas ao meio ambiente, lazer, direitos humanos, cultura e artes como teatro, dança e informática. Na área esportiva, o programa consiste em aulas de xadrez, ginástica rítmica, capoeira e futsal.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, parcerias com empresas públicas e privadas são fundamentais para reforçar projetos voltados para o desenvolvimento e cidadania.

Satisfeita, a diretora da Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, Glória Maria Pontes, afirmou que projetos como este são importantes não apenas para mobilizar os estudantes, mas a comunidade. “Nossos alunos, seus pais e vizinhos da escola puderam aprender um pouco mais sobre a preservação da natureza e o não desperdício de energia”, disse.

Glória Naria lembrou ainda que os trabalhos manuais servirão para presentes e até mesmo para ajudar na geração de renda. A auxiliar de serviços gerais Ana Ferreira Pissolati é uma delas. A moradora da Aroeira afirmou que se interessou em aprender a fazer porta retratos com materiais recicláveis para vender em ocasiões como Natal e Dia das Mães. “Gosto muito de artesanato. Estou muito animada”, disse Ana Ferreira

Também entusiasmadas, as estudantes Thainá Oliveira, de 16 anos, e Bárbara Soares, 17 anos, falaram que apreciam artesanato e principalmente aulas de Artes. “Gosto de trabalhos manuais com argila e estou muito interessada em mexer com dobraduras, que se transformam em origami e deixam o ambiente muito bonito”, contou Thainá.

No decorrer do “Consciência Ampla com Arte” , os representantes da concessionária e as professoras de artesanato Micilene Andrade e Neuza Lopes destacaram a importância das manifestações artísticas e do desenvolvimento sustentável . Além disso, o público também recebeu informações sobre a importância do consumo consciente da energia e o uso racional dos recursos naturais. No final do evento, os participantes receberam lâmpadas econômicas.





--