Conselheiros municipais de políticas culturais são empossados

18/08/2023 08:03:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Maurício Porão

Prefeito destaca reforma do Teatro Municipal e da Emart; conselheiros vão atuar no biênio 2023/2025

Os conselheiros eleitos pela sociedade civil e os nomeados pelos órgãos do poder público tomaram posse na noite desta quinta-feira (17) no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPCM) para o biênio 2023/2025. Após a cerimônia de posse, na Rinha das Artes, foi realizada a eleição da mesa diretora do Conselho. O prefeito Welberth Rezende participou da posse.

- Estamos reformando o Teatro Municipal, o prédio da Emart, o Conselho é fundamental para a construção da democracia, os alunos da Emart apresentaram aqui um espetáculo, vim demonstrar meu respeito e apreço ao conselho, o trabalho de vocês é fundamental, vocês entregam seu tempo para a cultura – destacou o prefeito Welberth Rezende, comentando que no aniversário da cidade, 25 novos equipamentos públicos foram entregues para a população e o governo trabalha para entregar a reforma da Emart em dezembro. Emart é a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes.

O secretário de Cultura, Leandro Mussi, ressaltou que música, dança, teatro, literatura, artes visuais, cinema, artesanato, gastronomia, arquitetura e outras manifestações culturais, juntas, perpetuam o brilho da chama criativa de Macaé.

- A cultura é a alma de uma sociedade e é através dela que construímos nossa identidade. Perpetuamos nossas tradições e abrimos novos horizontes. Cada passo de dança, cada peça de roupa, cada página escrita, cada pincelada, cada manifestação folclórica, cada prato elaborado é um tijolo na edificação do patrimônio que compartilhamos com a comunidade, neste sentido, a presença e participação ativa dos membros do conselho é fundamental para moldar o futuro cultural de Macaé – analisou Leandro Mussi.

Além do prefeito e do secretário de Cultura, a mesa da cerimônia contou com a participação da vereadora Iza Vicente e do representante da secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Maxwell Vaz. “A cultura é fundamental. Ela exerce também o papel de economia em todos os municípios, estado e país, as pessoas geram renda através desses espaços de cultura e cabe aos governos apoiar”, observou Maxwell.

A vereadora Iza Vicente, que tomou posse como conselheira representante do Poder Legislativo, apontou a importância do conselho. “Os membros investem seu tempo para ajudar a construir políticas públicas de cultura para a cidade, vamos juntas e juntos”, expressou.

Emart evidencia talentos da arte

A cerimônia nesta noite começou com a comemoração de 20 anos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. Alunos cantores do curso técnico de canto fizeram quatro apresentações e a turma de teatro técnico, que se forma este ano, apresentou uma das cenas do espetáculo, baseada na obra Esperando Godot, de Samuel Becket, um trabalho de estudo performático em teatro e dança, dirigido e orientado por Cláudia Byspo.

Criada em 2003, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, vinculada à secretaria de Cultura, teve seu início com o curso técnico em artes cênicas com ênfase em Montagem de Espetáculos. Neste mesmo ano, foi criado o Conservatório Macaé de Música, atualmente denominado Curso de Música da Emart. Em 2005, a Emart ganhou uma sede definitiva em dois andares do Centro Macaé de Cultura.

Atualmente a escola atende 560 alunos de música, teatro e pintura com a direção da atriz, coreógrafa e diretora de teatro Cláudia Byspo. "A Emart completa 20 anos em dezembro, registrando durante esse tempo, um trabalho ímpar na formação de profissionais para o mercado da arte e da cultura", enfatizou Cláudia.

Os cantores alunos da Emart que se apresentaram foram: Elias Fernandes, que cantou Nella Fantasia; Lee Stirm, interpretando We are the Champions; Jones Rodrigues, Pais e Filhos e Jéssica Leão, What´s up?.

Eleição foi realizada dia 4 de agosto

A eleição dos conselheiros ocorreu no dia 4 de agosto de 2023, das 8h às 19h, na Rinha das Artes, localizada na Rua Dr. Julio Olivier, n° 633 – Centro - Macaé- RJ. O processo de apuração das urnas foi transmitido ao vivo e publicado na página oficial da Secretaria Municipal de Cultura, no instagram.

Quanto aos representantes do poder público municipal indicados para composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais, ficaram nomeados como conselheiros: da Câmara Municipal, a vereadora Izabella Vicente e como suplente, o vereador Michel Arthur Faria Vicente. E os membros das secretarias: de Cultura (quatro representantes, Conceição de Maria Pereira Alves Rosa, Leandro Barbosa Mussi, Claudia Gonçalves Nespoli Ribas Lemos e Vitor Guilherme Batista Balbi).

Da Secretaria de Educação, foram dois os representantes: titular Regina Jorge Lelis e suplente Nelma Rubin Gonçalves Dias. Da Secretaria de Desenvolvimento Social, também dois representantes: Jorge Luis da Silva Ramos e Jerry Pereira dos Santos. Da Secretaria de Saúde: Gabriela Neves Nogueira Cruz e Rosiane Leite Guimarães.

Da Secretaria de Meio Ambiente: Gleice Esteves Moreira Possati e como suplente Rodolfo Luiz Pinto da Silva. Da Secretaria de Governo, Fernando Augusto Aguilera Amorim e como suplente Mahisa Freire Gáspio Santos. Da Procuradoria, Pablo Ribeiro Dias e suplente Sandra Cristina Medeiros Barreiros.

A lei 4.446 de 2018 criou o Conselho Municipal de Políticas Culturais. O CMPCM tem por objetivo propor diretrizes, discutir, acompanhar, desenvolver e fomentar em âmbito do município de Macaé, o incentivo de ações culturais inclusivas no campo da fruição estética e da participação da pessoa com deficiência nas políticas e programações culturais, a implantação das políticas e programas direcionados à difusão cultural e à participação popular nos projetos que contemplem as manifestações em todas as suas vertentes.

Conselho promove políticas públicas voltadas à atividade cultural

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPCM) tem como diretrizes avaliar, normatizar, deliberar, fiscalizar, promover e acompanhar ações e políticas públicas voltadas à atividade cultural a partir de iniciativas governamental ou em parceria com agentes privados, sempre preservando o interesse público; apresentar propostas à elaboração do Orçamento Municipal vinculadas à cultura; propor a criação de políticas de financiamento e incentivo das atividades culturais e socioambientais, além de aprovar os planos, programas e projetos culturais do município.

Além disso, ele incentiva a geração, difusão e democratização do conhecimento estimulando a produção cultural em todas as suas formas de manifestação; incentiva estudos e pesquisas de natureza artístico-cultural; acompanha e fiscaliza a implementação das políticas, programas, projetos e ações do poder público na área cultural; define critérios e aprova os projetos culturais da iniciativa privada que receberão incentivos ou recursos financeiros do poder público municipal.

Entre as atribuições também está realizar reuniões públicas e fóruns para tratar de assuntos de cultura; estimular a criação de redes para produção, divulgação e distribuição dos produtos culturais locais; propor políticas e ações de apoio ao artista amador, valorizando os talentos locais; identificar e cadastrar as entidade e grupos que atuem na área cultural e receber consultas e opinar sobre as demandas de entidades da sociedade ou de órgãos públicos.

Foram eleitos os seguintes representantes da sociedade civil:

  • Segmento cultural: artes plásticas - Luiza Monteiro de Stavale (conselheira titular);

  • Segmento cultural: artesanato - Andrea Coutinho e Silva Teixeira (conselheira titular) e Rosangela José Moreira Ballares (conselheira suplente);

  • Segmento cultural: audiovisual - Marcelo Atahualpa Moreira Lopes (conselheiro titular);

  • Segmento cultural: cultura urbana - Fernando Soares Ramos (conselheiro titular);

  • Segmento cultural: literatura - Pavel Zanesco Ferreira (conselheiro titular);

  • Segmento cultural: música - Hélio da Silva Júnior (conselheiro titular) e Leonardo Schwab Pires (conselheiro suplente);

  • Segmento cultural: patrimônio - Ruben Gonçalves Almeida Pereira (conselheiro titular) e Fabio Marinho Oliveira (conselheiro suplente);

  • Segmento cultural: produção cultural - Gilberto Alves (conselheiro titular);

  • Segmento cultural: teatro - Luiz Claudio Lelis (conselheiro titular).