Foto: Guga Malheiros
A posse aconteceu no auditório do Paço Municipal
"Se eu recebo hoje uma criança chorando, o meu dever é vê-la sorrindo amanhã. Esse é o meu trabalho!". Foram com essas palavras que Tatiana Pires, reeleita a Conselheira Tutelar pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), definiu seus próximos quatro anos de trabalho. Além dela, outros 15 Conselheiros tomaram posse e foram diplomados para o próximo quadriênio 2006/2019, nesta sexta-feira (8), no auditório do Paço Municipal, pelo prefeito Dr. Aluízio.
O prefeito parabenizou não só vitória eleitoral dos Conselheiros, mas também a escolha por uma profissão que tem como objetivo ajudar o próximo. "É preciso fazer mais do que está no papel, é necessário ter vocação para entrar na casa de uma família e saber como ajudá-la", destacou.
O evento também contou com a presença da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampaio; Vice Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antônio Carlos Agum, além de autoridades como vereadores e o Presidente da 15º subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Macaé, Dr. Fabiano Paschoal.
O processo de escolha dos Conselheiros Tutelares aconteceu ao longo de 2015 e culminou com a eleição geral no dia quatro de outubro, data em que o processo aconteceu em todo o país. Em Macaé, foram 86 candidatos inscritos, porém, apenas 46 passaram pela fase de provas e documentação, chegando então ao pleito eleitoral, no qual 30 foram eleitos, sendo 15 conselheiros e 15 suplentes.
De acordo com o presidente do Conselho, Antônio Carlos Agum, a expectativa para o trabalho dos novos conselheiros não é consertar o que está errado, mas sim tentar adequar para as necessidades atuais. "Fizemos essa eleição no melhor conceito possível. Foi uma das minhas maiores experiências de vida, só pelo fato de fazer algo que visa colaborar para melhora de vida da criança e do adolescente", disse, lembrando que, dos 15 conselheiros, cinco foram reeleitos.
Os novos conselheiros começam a exercer a função de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes e empenhar-se para que estes não sejam desrespeitados a partir da próxima segunda-feira (11). Macaé possui três Conselhos Tutelares e cada um é composto por cinco integrantes. Para o exercício da função no âmbito da administração municipal, o conselheiro eleito receberá, como contraprestação pelo serviço prestado, o valor de R$ 4.167,95, cumprindo uma carga horária de 30 horas semanais.
O Conselho atua para proteger e orientar jovens em situação de risco e que tenham seus direitos violados seja por omissão do Estado, por negligência ou abuso dos pais ou responsáveis ou em decorrência da conduta dos próprios jovens.
Conselheiros:
Liomar Queiroz dos Santos
Tatiana de oliveira pires
Sanda de Nazaré Naia da Silva
Gleciane de Jesus Santiago
Vanderleia Alves Sardinha Faturine
Ingrid pereira da Silva Aprigio Fernandes
Andresa Ribeiro Osório da Conceição
Rejiane Silva de oliveira Valadão
Alessandra Dantas dos Santos Pessanha
Fernando José da Silva Oliveira
Stenio Cardim Barcelos
Nathalia Monteiro Andraus
Sabrina Vitória de Sá Azeredo Oliveira
Victor Guedes Braga
Franciele Vale Aguiar