O Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) promoveu nesta segunda-feira (23), no auditório do paço municipal, a oficina “Refletindo sobre o trabalho com a pessoa com deficiência”. O evento teve o objetivo de oferecer trocas de experiências entre aqueles que atuam com a pessoa com deficiência.
A oficina contou com a participação da palestrante Ana Filipa de Pinho Moreira Aires, que ministrou a palestra “Refletindo sobre as diferenças”. Ana é conhecida por seu trabalho com portadores de necessidades especiais fora do Brasil. Ela já atuou em Portugal, onde, também, concluiu sua formação nas Universidades Lusófona/Manz e Técnica de Lisboa.
Além da palestra, a oficina apresentou trabalhos realizados por três instituições macaenses, que atuam com pessoas deficientes: a Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Centro de Vida Independente (CVI).
Também participaram da abertura do evento a subsecretária técnica de Assistência Social, Marilene Barros, a subsecretária de Fazenda, Regina Freire, o ouvidor geral do município, Décio Braga, e representantes da Subsecretaria de Acessibilidade.
A proposta da oficina para o segmento da pessoa com deficiência, assim como a escolha da palestrante foi uma iniciativa da presidente do Conselho, Altina Dantas.
Altina acrescenta que o Conselho atua diretamente com a política pública de assistência social, o que significa dizer que ele atua com os diversos segmentos: a mulher, o idoso, a pessoa com deficiência, a criança e o adolescente.
- O objetivo desta oficina é estreitar o trabalho com um desses segmentos, ou seja, criar a oportunidade para a troca de experiências entre aqueles que atuam com a pessoa com deficiência, conclui a presidente.