Foto: Divulgação
A primeira resolução do Conselho Gestor foi aprovada nesta quinta-feira (27)
Foi aprovada nesta quinta-feira (27), a primeira resolução do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Sana (SANAPA), que dispõe sobre normas e critérios para acesso e uso dos atrativos naturais de interesse público na Área de Proteção Ambiental do Sana. A reunião ordinária que aprovou a primeira resolução foi realizada no Espaço Toca do Lobo, no Sana e contou com membros do Conselho Gestor. Para o encontro também foram convidados entidades representantes da sociedade civil organizada e do poder público (conforme disposição regimental interna).
Também durante a reunião também foram tratadas questões importantes como apresentação do processo administrativo SEMAS nº 70724/2024; requerimento de Licença Ambiental para reforma da ponte sobre o Rio Pombo e regularização da composição do Conselho;
Vale lembrar, que em fevereiro, os titulares e suplentes tomaram posse e irão atuar no biênio 2024-2026. As inscrições de representantes dos setores da sociedade civil e do poder público tiveram uma expressiva adesão, tendo pela primeira vez a participação dos órgãos ambientais das esferas municipal (Secretaria de Ambiente), estadual (INEA) e federal (ICMbio).
Nesta primeira reunião foram tratadas questões importantes para o biênio, como a aprovação do calendário bimestral, aprovação de atas anteriores e técnicas temáticas. “A resolução que trata de normas e critérios para acesso e usos dos atrativos naturais de interesse público na Área de Proteção Ambiental do Sana é uma medida muito importante, que foi intensamente discutida pela comunidade e Conselho, pois visa disciplinar o acesso e uso dos principais atrativos naturais de interesse público / turísticos . Com isso o acessos aos atrativos naturais terá melhor controle. O Sana é o patrimônio natural do município. O objetivo é reduzir os impactos ambientais negativos na unidade de conservação, protegendo o patrimônio natural e proporcionando maior segurança ao visitante e oportunizando uma vivência com maior conscientização ambiental”, destacou a presidente do SANAPA e secretária municipal de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales acompanhada da bióloga Elisângela Sossai.
A próxima reunião está prevista para o dia 9 de agosto, em local que ainda está sendo definido. A sede da APA está passando por uma reforma, por isso os encontros têm sido itinerantes.