Foto: Rui Porto Filho
Conselho fica localizado na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 78, no Centro
O Conselho Municipal de Saúde ganhou nesta terça-feira (1º) uma sede própria, localizada na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 78, no Centro. O nome do conselheiro Alex Sandro Marciano Silva foi eternizado com a inauguração de salas no nome dele.
Cabe ao conselho, fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área da saúde no orçamento do município, além de propor o Plano Municipal de Saúde na Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual.
O prefeito Welberth Rezende repassou a chave do novo veículo do conselho para o presidente da instituição, Pedro Paulo Carvalho.
O amor à causa dos conselheiros foi ressaltado pelo prefeito. “Aqui as pessoas trabalham com amor ao próximo, estamos eternizando o nome do Alex por tudo que ele fez pela saúde”, definiu, acrescentando que foram 13 as novas sedes da saúde entregues nos últimos dias.
“Meu máximo respeito ao Conselho Municipal de Saúde. Pra mim é ótima a participação popular e que equipamentos como este sejam fortalecidos”, destacou Welberth.
Alex foi membro do Conselho Executivo de Saúde de Macaé por 25 anos e organizador de conferências no âmbito nacional e estadual, tendo representado Macaé até 2020. Nailda Silva falou em nome da família do homenageado.
- Estamos entregando um espaço com toda dignidade, uma casa com auditório, sala para câmaras técnicas, mobiliário, computador, veículo para fiscalização, ou seja, o Conselho passa a ter todas as condições para exercer sua importante função de trabalhar para a saúde de Macaé. Da nossa parte da Secretaria de Saúde, prezamos sempre pela isonomia – expressou o secretário de Saúde, Alexandre Cruz.
O diretor do Sindipetro e conselheiro de saúde Denis Júnior reforçou a homenagem a Alex Sandro Marciano Silva.
“A família está feliz porque se ele é querido é devido ao fato de que ele realizou um bom trabalho. Ele lutou para conseguir essa sede, era um sonho do Alex”, considerou.
A presidente do Sindiserv Macaé, Miriam Seso, endossou que o conselho é um órgão que fiscaliza a saúde. “Precisamos ter um conselho forte pra ter uma saúde forte. Esse aparelho dá estrutura para exercer a militância”, pontuou.
“O Alex estará presente aqui para sempre, lutamos para que o Sus seja o melhor pra Macaé”, enalteceu.