Os profissionais dos conselhos tutelares de Macaé estarão de plantão no Carnaval e alertam sobre o cuidado redobrado dos pais com os filhos. A principal dica é sobre identificação. As crianças e adolescentes devem portar uma pulseirinha ou crachá que tenha informações como nome, endereço e telefone. Eles devem também ser orientados sobre álcool e drogas.
Macaé possui três conselhos tutelares, cada um composto por cinco integrantes, com a proposta de proteger e orientar jovens em situação de risco e que tenham seus direitos violados, seja por omissão do Estado, por negligência ou abuso dos pais ou responsáveis ou em decorrência da conduta dos próprios jovens.
O público atendido pelos conselhos são crianças e adolescentes com idades entre zero e 17 anos e 11 meses. Caso esta faixa etária seja agredida física ou verbalmente, o Conselho Tutelar encaminha as famílias envolvidas a terapias e tratamentos. Mas, quando a violência atinge um nível configurado como crime pela Lei, esse órgão público funciona com um elo com a Polícia e o Ministério Público.
O Conselho I atende famílias dos bairros Centro, Malvinas, Cavaleiros e adjacências. O Conselho II orienta famílias da Fronteira, Barra de Macaé, Ajuda, Lagomar e outras. E o Conselho III atua para os moradores da Região Serrana.
Serviço:
Conselho Tutelar I e 2
Rua da Igualdade, 890 - Imbetiba
Tel. (22) 2762-0405 / 2762-9971
Plantão: (22) 98837-3294
Conselho Tutelar III - Serra
Rua Vereador Valdomiro Arcângelo, 90 - Glicério
Tel. (22) 2793-4044
Plantão: (22) 9-8837-4441