O fortalecimento dos conselhos escolares está em evidência em vários municípios do estado do Rio de Janeiro. E como a rede municipal de Macaé conta com 87 conselhos escolares no total, a partir deste segundo semestre os gestores dos conselhos vão participar de uma programação específica, voltada para troca de experiências e compartilhamento de avanços e sugestões para o ano letivo de 2013.
O Conselho Escolar é um colegiado formado por representantes de pais, estudantes, professores, funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Ele zela pela manutenção da escola e participa da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino.
A atuação dos conselhos escolares em Macaé se tornou referência para representantes de cidades como Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Itaboraí, Resende, Nova Iguaçu, Nilópolis e São João de Meriti, que participaram recentemente da III reunião do grupo de articulação de fortalecimento dos Conselhos Escolares-RJ (GAFCE), na sede da Universidade Rural de Nova Iguaçu. A programação mensal agrega representantes de municípios com mais de 150 mil habitantes.
- Temos avançado nas discussões em prol do crescimento de mudanças de paradigmas a respeito do trabalho coletivo direcionado aos conselhos escolares, salientou a coordenadora dos Conselhos Escolares, Rogélia Rozendo.
O próximo passo dos integrantes dos conselhos é formular o estatuto para realização do III Encontro Estadual. O documento vai abranger revisão do estatuto do último encontro e o plano de ação do evento. A próxima reunião será realizada no dia 11 de julho.
De acordo com a coordenadora do programa Educação para Paz, Sônia Terezinha Gonçalves, outro trabalho que já está sendo executado é a elaboração das metas – 2013 a 2016 (Carta compromisso): “A carta servirá como base do trabalho dos conselhos escolares dentro da gestão de 2013 a 2016”, pontuou.
Rogélia Rozendo ainda lembra que o II Encontro Intermunicipal alcançou resultados positivos: “Estamos conquistando o fortalecimento dos Conselhos Escolares da rede municipal. Além disso, realizamos uma avaliação, em que foram direcionadas propostas para o segundo semestre letivo”, destacou Rogélia.
A coordenadora explica também que a gestão democrática nas escolas está aliada com a contribuição dos Conselhos Escolares.
- É de suma importância a realização da Formação Continuada nos municípios através dos módulos do Ministério da Educação, além de novas parcerias com universidades públicas, privadas através da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Undime), para que o trabalho não fique articulado apenas às escolas e sim atinja a comunidade local, ressaltou.
Ela frisou também que o polo Macaé (Norte Fluminense), prossegue com trabalho com os municípios vizinhos como Carapebus, Quissamã, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu e Silva Jardim, desde de 2011, através dos Encontros Intermunicipais.
- Também percebemos a necessidade de estender a atuação do pólo Norte Fluminense para o município de Campos, com a intenção de implantar e também fortalecer os conselhos escolares”, salientou Rogélia.
As próximas reuniões do grupo articulador serão realizadas nos dias 11 de julho, em Niterói, 7 de agosto, em Itaboraí, e 12 de setembro na Secretaria Estado de Educação, no Rio de Janeiro. No dia 8 de novembro, está previsto um encontro em Macaé.