As palestras com o tema: "Movimento Família Escola", prosseguem a partir da segunda quinzena do ano letivo de 2012. O objetivo é encolver alunos, pais, professores e diretores das unidades municipais. Os encontros periódicos promovidos pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, têm como objetivo a interação entre a escola e comunidade escolar. O cronograma das unidades municipais de ensino que serão visitadas está sendo definido pela Coordenação dos Conselhos Escolares.
- O entrosamento dos pais com os educadores e profissionais das escolas visa a melhoria do ensino. Esta é a oportunidade para que pais e responsáveis conheçam melhor a realidade das escolas. Com isso, eles poderão contribuir ainda mais na formação de valores, que são agregados no dia a dia das salas de aula - destaca o Secretário de Educação, Guto Garcia.
Durante a programação são distribuídas cartilhas elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC), com informações sobre como acompanhar a vida escolar dos estudantes e orientações para desenvolver ações que visam o avanço do processo ensino-aprendizagem.
Segundo a palestrante e uma das integrantes da coordenação, Rogélia Rozendo, os encontros periódicos que foram realizados no ano letivo de 2011 foram muito positivos: “A integração dos pais, responsáveis, estudantes e educadores é essencial para o contexto educacional. Os encontros dos conselhos escolares devem acontecer quatro vezes no ano letivo, junto ou não das reuniões dos pais. A intenção é que a programação seja ampliada para outras escolas municipais”, ressalta.
Durante as palestras são tratados temas como pontualidade, assiduidade, responsabilidade e participação dos pais, a importância do acompanhamento dos estudos dos alunos e a ajuda diante das atividades de casa e dificuldades referentes à leitura e escrita.
Curso - Também a partir do mês de fevereiro, a Secretaria de Educação vai prosseguir com a realização do Curso de Formação para Conselheiros Escolares. Os Conselhos Escolares são órgãos colegiados compostos por representantes das comunidades escolar e local, que têm a finalidade de deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito escolar.
A proposta da coordenação com este curso é abranger os representantes dos conselhos, que atuam nos setores administrativos Amarelo, Marrom e Laranja. Segundo Rogélia Rozendo, a intenção é reforçar as ações de implementação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, para que haja o fortalecimento dos Conselhos Escolares nas escolas da rede municipal.
No ano de 2011, o curso foi promovido entre os meses de agosto a dezembro, com duração de 40 horas e entrega de certificados. Reconhecendo a importância dos cursos para os conselheiros, o secretário de Educação, Guto Garcia, observa que o trabalho dos Conselhos Escolares é fundamental no processo de democratização do ensino: “Os conselheiros ajudam na tomada de decisões, contribuindo com isso em ações participativas e transparentes nas escolas”, ressalta.
São os conselhos que recebem a verba do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal, além de recursos para zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares, dentre outras atribuições.