As apresentações do Conservatório Macaé de Música agradaram a alunos, professores, autoridades e o público em geral, na última semana, na praça Veríssimo de Melo, Nova Aurora, Solar dos Mellos e no Centro Macaé de Cultura. Segundo a Presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, diante do fato de existir grande diversidade musical do município, cujas raízes estão na MPB, o evento foi produtivo. Foi satisfatório ver que os alunos aprendem os instrumentos com rapidez. “Futuramente, vamos montar a orquestra do Conservatório”, contou.
Já o secretário municipal de Acervo e Patrimônio Histórico, professor e teatrólogo Ricardo Meireles, disse que as pessoas gostaram de assistir jovens músicos atuando com maestros experientes. “Macaé é um celeiro musical”, anunciou, referindo-se aos macaenses Benedito Lacerda, Ângela Maria, Maestro Charutinho, Lucas Vieira e Piry Reis. “Com o Conservatório a vocação tem um espaço para orientação técnica, o professor se dedica mais a cada aluno. Isso é inédito em Macaé”, afirmou.
Por sua vez, a professora de canto Glória Calvente falou que a apresentação é única, pois dá formação ao músico diferentemente do que ele aprende em sala de aula, pois ele lida com o imprevisto, a exposição. “A arte muda à vida das pessoas, pois lhes confere mais sensibilidade e mantém ampliada a perspectiva do mundo. Percebo um grande entusiasmo nos alunos que não faltam as aulas, onde adquirem tranqüilidade e força para cantar”, explicou, mostrando a necessidade de trabalhar o corpo pois, segundo ela, o instrumento do cantor não é somente a corda vocal, mas todo o corpo. Por isso, as técnicas de relaxamento e respiração.
Os alunos do Conservatório Jonatan Almeida,18, que estuda piano; Érica Magnoti,15, flauta doce, flauta transversa e violino e Julius Mack, 17, saxofone e canto, querem cursar faculdade de música. Eles estão maravilhados com tudo que a música lhes oferece: alegria, alta auto-estima e prazer. Jonatan, por exemplo, estuda quatro horas por dia. Érica já toca de ouvido, além de saber ler as partituras e Julius descobriu uma capacidade no canto e agora quer prestar vestibular para especializar-se. Barítono, foi muito aplaudido ao cantar “La Solitudine”, de Laura Pausini, na Nova Aurora.
A comerciante e professora Maria Lúcia Campos Santiago, 51, contou que está envolvida com a música, que lhe dá muitas alegrias. Ela canta no Coro do Conservatório. “No dia em que ponho os pés no Conservatório sinto minha vida mudar para melhor”, elogiou. Já Gabriel Bordalo, 17, há nove meses estudando bateria, disse que a apresentação foi muito válida por oferecer condições de harmonizar com outros instrumentos, além de trocar experiências. “Foi uma oportunidade de mostrar ao público o que aprendemos durante o curso e nos ensaios em casa, além de nos ensinar como lidar com a platéia”, conclui.
O Conservatório está localizado na Rua Cupertino 161, telefone: 2791-7462.