Foto: Kelvin Carvalho
A reunião aconteceu no gabinete do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio
Em reunião que contou com a presença dos secretários de Segurança de Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Carapebus, Conceição de Macabu e Quissamã, foi apresentado o protocolo de intenções para o Consórcio Regional de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil, o chamado G6. O documento, que lista as diretrizes para a atuação do grupo, foi entregue pelo prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, a representantes das áreas de Segurança e de Ordem Pública dos seis municípios da área de cobertura do 32º Batalhão de Polícia Militar, que estiveram em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (13).
O objetivo do G6 é fortalecer as reivindicações regionais. O convênio busca soluções para questões relacionadas à ordem pública que poderão ser compartilhadas com outros municípios, mesmo os não membros. Dr. Aluízio, que acompanhou a operação do 32º Batalhão da PM na comunidade das Malvinas, antes de comparecer a esta segunda reunião do G6, destacou a necessidade de medidas imediatas.
- Precisamos de mais efetivo, de viaturas, entre outras necessidades, e ações rápidas. Este fortalecimento através deste consórcio é fundamental para mostrar o que precisamos às autoridades competentes - disse o prefeito.
O secretário de Ordem Pública de Macaé e coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), Edmilson Jório, salientou a importância dos gestores municipais tratarem o protocolo de intenções como prioridade, devido ao aumento da criminalidade registrado nos últimos dois meses.
- O estado tem hoje uma estratégia na área de Segurança Pública voltada para a pacificação, por isso as ações de ordem operacional vão continuar a acontecer. Estamos voltados para questionamentos a respeito das causas do aumento de incidências nos últimos dois meses. Com o consórcio, estaremos fortalecidos para reivindicar as responsabilidades das autoridades competentes - enfatizou o secretário.
Segundo Jório, o consórcio é um instrumento fundamental, porque os conselhos de segurança são colegiados consultivos, enquanto os consórcios são deliberativos. As soluções para os problemas de segurança serão definidas e apresentadas às demais instâncias governamentais. O protocolo de intenções, que será analisado pelas autoridades dos municípios envolvidos, será convertido em convênio e deverá ser aprovado pelas câmaras de vereadores.
Estiveram presentes à reunião o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Casimiro de Abreu, Luiz Fernando Nunes Shinkados; o secretário de Segurança de Rio das Ostras, Paulo César Viana; o comandante da Guarda Municipal de Carapebus, Luiz Fernando da Silva; o representante da Guarda Municipal de Quissamã, Antônio Carlos Xavier; a representante da Polícia Militar, Luciana Moura Carvalho; e o subsecretário de Ordem Pública de Macaé, Edimilson Santana.