Foto: Divulgação-Consultório de Rua
Objetivo foi levar orientações sobre cuidados com a saúde, principalmente referente às prevenções do Covid-19
Moradores dos assentamentos Celso Daniel e Gleba Maria Amália participaram, no decorrer desta semana, da ação itinerante de abordagem de campo do programa “Consultório de Rua”, da Secretaria de Saúde de Macaé. O objetivo foi levar orientações sobre cuidados com a saúde, principalmente referente às prevenções do Covid-19. A próxima programação está prevista para o dia 23 (terça-feira).
As visitas realizadas pela equipe do Consultório na Rua, formada por médico, enfermeiro e agente comunitário de saúde, contou com triagem, atendimento de saúde e encaminhamento de exames e casos específicos para rede pública. O trabalho intitulado "Educação em Saúde", seguiu os protocolos de distanciamento social e atendeu em sua maior parte idosos. Na ocasião, foram apresentadas dicas práticas sobre higiene e cuidados com a saúde.
Entre eles estavam o casal Luzia Pereira Rodrigues e Adalto Rodrigues, que afirmaram que a visita foi muito importante, pois estavam com receio de procurar médico na pandemia. "Moramos muito distantes e tudo se torna mais difícil. Ficamos muito satisfeitos com o atendimento. Agradecemos a todos da equipe pela atenção", comentaram.
O coordenador Victor Tavares pontua que a ação no campo segue a proposta de levar informação, oferta de acolhimento e escuta qualificada, a fim de minimizar os impactos na saúde mental. "Levamos orientação em relação a pandemia, como manter o distanciamento social e prevenção com a saúde e higiene. O objetivo é que as pessoas tenham consciência de que que se cada um fizer a sua parte, seremos protagonistas para não disseminação do vírus", afirmou
Vulnerabilidade - O programa Consultório de Rua também atende ao público que se encontra em vulnerabilidade social (situação de rua, em condição de rua, profissionais do sexo, dentre outros). O programa conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, médico clínico geral, agente comunitário de Saúde e assistente social.
O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Doutor Zamenhoff, 154, Imbetiba (Próximo ao Pronto Socorro Municipal), seguindo as regras de distanciamento social. O trabalho abrange ações de saúde, aquisição de documentos e encaminhamento para os serviços específicos da rede municipal de saúde, se necessário. O objetivo é desenvolver ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população.
Outras ações são as visitas no território, ou seja, nas praças como Santos Dumont (Miramar), Washington Luiz, Veríssimo de Melo, ambas no Centro, além do Campo do Oeste, às segundas e quartas. São apresentadas orientações específicas, entrega de máscaras de proteção, kits de higiene e água mineral. Também são repassadas dicas sobre a prevenção ao Covid-19 e demais doenças transmissíveis, principalmente aquelas que mais acometem a população em situação de rua
No programa também são levantadas informações mais relevantes do atendido para estabelecimento de ações, com a finalidade de oferecer atenção, cuidado e proteção para os envolvidos, respeitando particularidades quanto às questões como mediação de conflitos, relação com álcool e outras drogas, gerenciamento de crises e saúde mental. A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011.