Foto: Erica Ferreira
Objetivo do projeto é despertar o gosto pela leitura
Com a volta às aulas, o grupo de contadores de história HistoriArte retornou às atividades de levar histórias para alunos das modalidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A intenção é reforçar e despertar o gosto pela leitura. O grupo segue um cronograma específico conforme a agenda da direção das unidades escolares. A contação de histórias provoca no aluno imaginação, observação e também amplia as experiências, gosto pelo artístico e estabelece ligação entre fantasia e realidade.
Na lista de visitas de unidades estão os colégios municipais Interagir, Átilla Maltez, Imboassica e Generino Teotônio de Luna. Os alunos do Colégio Municipal Interagir, por exemplo, tiveram no decorrer da semana passada a oportunidade de conhecer novos lugares, pessoas e dar boas gargalhadas com as contadoras de história. Fábulas, crônicas e poesias foram narradas de uma maneira dinâmica e objetiva. Personagens como animais, fadas, gigantes, princesas e bonecos fazem a alegria da garotada durante as narrativas.
A estudante Elen Siqueira, de 10 anos, disse que ouvir histórias é ótimo. “Eu amei a história sobre as princesas. Gosto muito de ler e escrever, e estudar a matéria de Língua Portuguesa”, disse a aluna do 4º ano. O aluno Caio Ferreira da Silva disse que vai contar a história para sua mãe e primos. “Ouvi uma história que fala dos instrumentos e do samba. Deu até vontade de dançar”, disse o aluno, morador do bairro Visconde.
A coordenadora pedagógica Fabiana da Silva Pereira elogiou o trabalho dos contadores de história que atuam no ensino municipal. “As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequencia lógica aos fatos, o sentido da ordem, o esclarecimento do pensamento, a atenção, o gosto literário, a ampliação do vocabulário, o estímulo e interesse pela leitura, a linguagem oral e escrita”, ressaltou.
O Governo Municipal considera que a utilização do Livro Didático e a realização de campanhas educativas e concursos específicos são essenciais para os estudantes. Com isso, a equipe do Programa do Livro de Macaé, articulada às bases legais do Programa Nacional do Livro Didático - Resolução no. 42/2012-PNLD desenvolve o trabalho dentro do projeto “Pratique Cidadania: Cuide bem do seu livro didático”.
A rede municipal de ensino recebeu este ano, um total de 6.745 livros didáticos para atender alunos do 1º ao 3º anos de escolaridade, seguindo as orientações do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
A rede municipal prioriza a contação de histórias infantis e juvenis, que visam contribuir no desenvolvimento do pensamento cultural e na personalidade dos estudantes. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a literatura é um processo desafiador e motivador. “Daí a responsabilidade da rede municipal de ensino de desenvolver na criança o hábito pela leitura. O gosto pela contação de histórias ocorre pela curiosidade e pelo exemplo”, finalizou.