A prefeitura de Macaé continua as obras da primeira fase Projeto Lagomar, com a construção da rede de água pluvial do bairro. Na tarde de quarta-feira, 19, o prefeito Riverton Mussi e o secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, visitaram o bairro, acompanhando o andamento das obras. O projeto é o primeiro da administração Riverton Mussi direcionado exclusivamente a uma comunidade, com muitos benefícios para toda população.
As obras foram iniciadas na avenida marginal à Rodovia Amaral Peixoto, onde foi feita a tomada da cota-mãe, baseada no canal Macaé/Campos e que está servindo de base para a instalação das manilhas da rede pluvial, que vai atender inicialmente à avenida marginal e as ruas W1, W3 e W5.
Além da avenida marginal, a Semob já iniciou a abertura da rede pluvial na Rua W1. Em todo o bairro, acima da rede de água pluvial, será instalada a rede de esgoto, com o uso de tubos de PVC de 30 centímetros, separando a redes de água pluvial da rede de esgoto, para facilitar o escoamento dos efluentes.
O Projeto Lagomar
O Lagomar é o primeiro projeto de infra-estrutura total da prefeitura de Macaé direcionado a um bairro, com obras de saneamento básico e urbanização previstas. O bairro ganhará redes de águas pluviais e de esgoto, pavimentação e iluminação e diversas outras melhorias.
Os números mostram porque o projeto Lagomar está sendo considerado um mega-projeto: na primeira fase, só com manilhamento de águas pluviais e esgoto serão empregados mais de 50 quilômetros de manilhas. O projeto Lagomar prevê a pavimentação de 25 a 30 quilômetros de ruas.
Sobre a pavimentação das ruas do Lagomar, a Semob informa que as principais ruas serão asfaltadas e nas demais serão usados paralelepípedos, mantendo a absorção natural do terreno (em grande parte arenoso) para controlar o nível do lençol freático.
Ponto de partida é o saneamento básico
O saneamento básico é o ponto de partida do Projeto Lagomar, com construção das redes de águas pluviais e de esgoto. Conforme informa a Semob, na avenida marginal estão sendo instaladas várias caixas de inspeção, ou poços de visita, cada um distanciando do outro de 35 a 40 metros. Esses poços, de concreto, serão usados posteriormente para limpeza da rede pluvial.
-A rede da avenida marginal à Amaral Peixoto é a rede inicial de efluentes e o trabalho nas ruas, que já foi iniciado pela W1 , será feito gradativamente, para não impedir o acesso aos moradores e trabalhadores de muitas empresas ali instaladas – disse o secretário Tadeu Campos.