logo

Continuam as obras do Complexo Universitário

22/09/2005 16:19:09 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

As obras de construção da primeira fase do Complexo Universitário continuam em ritmo acelerado, devendo estar concluídas até dezembro. O secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, informou que, a partir daí será iniciada, então, a segunda fase das obras. O prazo para conclusão é antes do início das aulas, em março de 2006, quando estará funcionando a Universidade Municipal de Macaé (UMM), a primeira universidade de âmbito municipal do Estado do Rio de Janeiro.

Na primeira fase de obras foram realizadas as fundações e terraplanagem e já está adiantada a execução da superestrutura de dois blocos - um de quatro andares que abrigará o Centro Administrativo e outro de três, onde funcionarão as salas de aula. Estão em andamento as instalações sanitárias, elétricas e já foram iniciadas a parte de alvenaria dos prédios e a construção de um dos estacionamentos, com vaga para 200 veículos, ocupando área de cinco mil metros quadrados. Segundo informações dos responsáveis pela obra, no total, o Complexo vai oferecer 600 vagas para carros.

Ocupando uma área total de 95 mil metros quadrados, o Complexo Universitário está sendo construído junto à Linha Verde. A área construída ocupará 20 mil metros quadrados e contará com sete blocos – seis somente para salas de aula, com 30 salas cada, com capacidade para abrigar 40 estudantes, podendo atender a sete mil alunos por turno. O complexo contará com pátio interno, auditório, capela ecumênica, anfiteatro para quatro mil pessoas, piscinas olímpicas para saltos ornamentais e natação. Todos os prédios e instalações serão adaptados para portadores de necessidades especiais. Uma pequena Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) será instalada no Complexo.

Também serão construídos um ginásio poliesportivo, quatro quadras de esportes, campo de futebol, pista de atletismo com prédio de apoio para equipamentos, sala de musculação e administração, Centro de Artes com três pavimentos, que abrigará uma escola de música, uma escola de dança e teatro e atelier para artes plásticas, praça de alimentação, vila de docentes com 17 apartamentos e biblioteca central. A construção do Complexo Universitário está gerando 130 empregos diretos, além de 30 indiretos.