Foto: Divulgação
Documento propõe uma articulação e medidas de combate ao racismo
O Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, acende um alerta para quantos desafios e superações precisam ser feitas enquanto sociedade em busca de um ambiente mais respeitoso e igualitário. Em Macaé, a Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial elaborou um Termo de Cooperação Técnica a fim de que, dentro dos órgãos municipais a fim de que o racismo estrutural, institucional e religioso possam ser combatidos.
O Termo propõe uma cooperação mútua entre os setores da prefeitura. “O documento propõe uma articulação e um conjunto de medidas de combate ao racismo em diferentes vertentes. A ideia é promovermos ações que contribuam para a capacitação de gestores, funcionários, servidores e colaboradores para a promoção da igualdade e enfrentamento ao preconceito”, detalha o Secretário de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Dorniê Matias.
O instrumento oficializa o comprometimento dos órgãos municipais para uma Cidade Antirracista, através do fomento de ações que possam mobilizar, informar e educar não só o público interno da Prefeitura, como toda a população. “O Termo é uma ferramenta que demonstra o comprometimento do governo em garantir que temas tão importantes estejam no centro das discussões das políticas públicas. Através do entendimento e aprendizado iremos garantir o nosso crescimento enquanto sociedade”, conclui Dorniê.
21 de março – A data foi escolhida pela ONU em memória do dia 21 de março de 1960, quando cerca de 20 mil negros protestaram na África do Sul contra uma lei que determinavam onde eles podiam circular. A ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville, já que tropas do exército atiraram contra a multidão, resultando na morte de 69 pessoas e centenas de feridos.