logo

Convênio busca garantir futuro dos guardas mirins

25/04/2006 10:27:31 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Guarda Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) assinaram convênio na noite de segunda-feira (24) para que os guardas mirins possam trabalhar nas empresas associadas à Acim. Os guardas mirins recebem da prefeitura bolsa de meio salário mínimo para atuarem durante quatro horas nos órgãos públicos.

São 35 meninas e 42 meninos, com idades entre 14 e 17 anos. Todos fizeram teste vocacional, além de cursos de ética e disciplina, meio ambiente, civismo, primeiros socorros e outros. “Tudo com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho”, disse a coordenadora da guarda mirim, Laila Danielli Pessanha Bastos.

Segundo o diretor-presidente da Guarda Municipal, coronel Nilson Matoso França, o objetivo deste convênio é levar o bem social, intelectual e profissional aos adolescentes da guarda mirim, proporcionando-lhes segurança e futuro. Já o presidente da Acim, Erodice Gaudard lembrou que 800 empresas de Macaé estão associadas à Acim – micros, pequenas, médias e grandes empresas –, sendo oferecido a estas a possibilidade de absorverem os guardas mirins, dando início ao aprendizado profissional destes.

Os adolescentes permanecem na guarda até completar 18 anos. A partir de então ficariam fixos nas empresas, devidamente escolhidas para cada jovem, uma vez que vai se levar em conta a vocação de cada um. Conforme disse Laila, para os que ainda não completaram 18 anos, haverá estágios nas empresas, quando estes estarão fardados, pois permanecem vinculados à guarda mirim. Eles ficarão trabalhando como no órgão público: um período do dia na escola e o outro atuando em serviços, como por exemplo, atividades burocráticas, de informática, comércio e outras.

Também será proposto aos empresários que reembolsem os R$ 175 à Guarda Municipal, por cada jovem trabalhando na empresa, proporcionando que o órgão público promova novas inscrições beneficiando mais adolescentes, que passarão a atuar na guarda. “Na verdade este projeto propicia a inclusão social”, lembrou Erodice, acrescentando que também há valorização da responsabilidade social por parte das empresas, que ele convida para o projeto. “Na Acim, dois meninos da guarda estão passando por processo de aprendizado e serão contratados em breve”, avisou.

Presente à solenidade de assinatura do convênio estava o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, Ele representou o prefeito Riverton Mussi.