
Foto: Maurício Porão
Integrantes da primeira turma certificada pelo Programa de Integração e Iniciação ao Serviço Público Municipal atuarão nos Cemaias
A primeira capacitação oferecida a convocados para o funcionalismo municipal da Prefeitura de Macaé antes do exercício do serviço público foi concluída nesta sexta-feira (23). A cerimônia de certificação de 25 orientadores sociais/Agentes de Acolhimento Institucional (AAI) ocorreu na Escola do Servidor. O curso foi promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária.
Convocados no último dia 5, os orientadores sociais/AAI (Edital 05/2025) passaram por formação multidisciplinar com carga horária de 88 horas para atuarem junto a crianças e adolescentes (de 0 a 17 anos e 11 meses de idade) em vulnerabilidade social, assistidos nos três Centros Municipais de Apoio à Infância e à Adolescência (Cemaia), conforme é determinado pelo Ministério Público.
A mesa de abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito, Fabiano Pachoal, representando o prefeito Welbert Rezende; do secretário de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, da secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, Nayara Ribas, do presidente da Comissão de Capacitação Permanente de Agentes de Acolhimento Institucional da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, Adeilton Santos, do presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Leandro Silva, e do diretor da Escola do Servidor, Raimundo Neto.
O secretário de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, ressaltou o Programa de Integração e Iniciação ao Serviço Público Municipal.
“Vocês vão servir crianças e adolescente em um momento muito delicado da vida deles. Eles foram retirados de suas famílias em circunstâncias muito difíceis. Isso exige dos agentes de acolhimento amor e empatia. Vocês estão de parabéns por estarem aqui”, disse o vice-prefeito, Fabiano Pachoal.
“Destacamos a conclusão de mais uma etapa do Processo Seletivo Simplificado para o cargo de Agente de Acolhimento Institucional, que representa um avanço na organização administrativa e na preparação dos profissionais que irão atuar nas unidades. O município tem desenvolvido ações de integração e orientação inicial voltadas ao alinhamento institucional dos convocados. Ressaltamos ainda que, conforme previsto em edital, após a assinatura do contrato, os profissionais participarão do Curso Introdutório de Formação Inicial. Importante falar do papel estratégico da Escola do Servidor e do Programa de Integração e Iniciação ao Serviço Público Municipal, iniciativas que fortalecem a formação continuada, a qualificação profissional e a melhoria dos serviços públicos, em conformidade com a legislação vigente.”
“A capacitação agrega muito ao nosso trabalho. Estou muito animada. É uma ótima oportunidade de contribuir para a sociedade”, disse a AAI Janyne de Almeida, graduada em Psicologia. Também o AAI Robson Santos aprovou a capacitação. “Na faculdade eu fiz estágios com o público infanto-juvenil, atuando em programas de saúde mental. Mas esta capacitação foi importante para nos preparar para o dia a dia do Cemaia. O público em vulnerabilidade social requer muita habilidade para acolhimento. É desafiador”.
“Vocês cumpriram o compromisso de se capacitar para o cuidado. Vocês terão atuação direta para a garantia de direitos de crianças e adolescentes, despidos de preconceitos, de pré-julgamentos e com o coração aberto. A entrega deste certificado é o início da trajetória de vocês”, frisou a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, Nayara Ribas.