Com o tema “Espetáculo do vazio – desejo”, a instrutora de moda, estilista e professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Sônia Cerqueira, mostrou que o curso para as alunas da Cooperativa de Costureiras de Macaé – CoopCom, não foi apenas para “aprender a cortar tecidos e sim descobrir o poder que o trabalho, através da moda, exerce”.
O desfile, no auditório da Incubadora de Cooperativas, teve as cooperadas como modelos e a participação de autoridades, parentes e equipe da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) inovou. As alunas mostraram as confecções feitas por elas durante o curso de corte e costura industrial, realizado por dois meses na Semtre.
Após o evento foi servido coquetel com salgadinhos feitos pelo Beneficiamento da Pesca – Benesca, empreendimento coletivo de beneficiamento de pescado, que produzem quibes e almôndegas de peixe. Este é outro grupo apoiado pela Incubadora de Cooperativas em parceria com do Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/Soltec.
O gestor Operacional de Administração e Finanças da empresa UTC, Ailton Silveira falou do interesse em parcerias com a Secretaria de Trabalho e Renda.
- Se já havia vontade em encomendar uniformes feitos pelas cooperadas, hoje, após o desfile, o interesse aumentou. Os uniformes são de qualidade, muito bem feitos. Sinal de que o curso realmente está funcionando e é um incentivo para as mães de família gerar renda. Também vamos utilizar o trabalho do empreendimento que faz os salgadinhos de peixe, que são maravilhosos. Pretendo encomendar para nossas festas, frisou.
Ailton informou que a UTC possui 22 adolescentes do Programa Jovem Aprendiz, que terão os contratos vencendo este mês. Ele disse que a empresa tem reunião com o secretário Claudio Bogado para contratar os jovens do Programa Macaé de Primeiro Emprego / PMPE – Projeto Juventude Cidadã, da Semtre.
O coordenador geral da Ong Viva Rio, Alexandre Fernandes, afirmou a satisfação em ver o projeto que começou, em 2002, dando certo. “Este curso forneceu conhecimento aprofundado, com isso, cada vez mais, elas podem valorizar os trabalhos. É gratificante verificar que as coisas estão funcionando”, salientou Alexandre.
A gerente da Incubadora de Cooperativas, Aline Azeredo Barbosa, disse que o curso teve aulas de costura, e também houve esclarecimentos sobre economia popular solidária e cooperativismo.
- Nossa preocupação, além do aperfeiçoamento profissional, foi mostrar as vantagens do trabalho coletivo. Muitas das treinandas trabalham em casa e a participação num empreendimento solidário auxilia na melhoria da renda. Para as cooperadas o curso trouxe aprimoramento e mais qualidade nos serviços. Nos preocupamos em esclarecer os princípios do cooperativiosmo e trabalho coletivo, não deixando de lado o lado humano, trabalhando o potencial de cada costureira. O desfile mostra isso - destacou Aline.
A presidente da CoopCom, Ana Rosa Simões, lembrou que a união propiciou às artesãs cooperadas uma alternativa de geração de renda, a partir da produção própria. Para contratar os serviços da Benespa e da CoopCom os interessados devem ligar para 2763-2424 ou 2763-2421.