Os coordenadores das Câmaras Temáticas se reuniram quinta-feira (01) na Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) para discutir a metodologia unificada, visando à eficiência dos trabalhos. Desenvolvimento econômico e sócio-cultural, Habitação, Mobilidade urbana, Sistema Municipal de Gestão Integrada, são alguns dos 10 assuntos que as Câmaras Temáticas discutirão a partir desse mês. O resultado final será apresentado em um Seminário.
A equipe técnica da Cogeplad apresentou uma proposta metodológica para o trabalho dos coordenadores das Câmaras Temáticas para evitar que a produção dos documentos se transforme numa “colcha de retalhos”, comum em muitos Planos Diretores. “Nossa idéia, a partir da metodologia proposta, é colaborar na elaboração das atividades, reduzindo prazo, alcançando resultados sem necessariamente recorrer aos procedimentos convencionais, onerosos, longos e excessivamente detalhados”, explica Elisângela Sossai, coordenadora operacional das Câmaras Temáticas.
A Coordenadoria Geral do Plano Diretor elaborou um documento com a caracterização do município, que foi entregue aos coordenadores das câmaras. Foi definido, durante a reunião, que cada coordenador vai apresentar um relatório sobre os problemas de Macaé. “Queremos que os problemas aflorem para podermos fazer uma análise criteriosa da realidade do município, uma caracterização do status quo”, explica Hermeto Didonet.
Foi sugerido aos coordenadores que cada câmara deverá explicar, aos grupos de trabalho, a metodologia do Plano Diretor, resumo dos trabalhos já realizados e as etapas restantes. Além disso, os coordenadores deverão definir conceitos e objetivos específicos da Câmara Temática. Os conflitos, problemas e as potencialidades, bem como estratégias e instrumentos a serem incorporados pelo Plano Diretor, constarão de um relatório final a ser apresentado num seminário.