logo

Coordenadores de Engenharia da UFRJ visitam Macaé

17/04/2007 18:03:57 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Dez coordenadores de cursos de faculdades de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitaram Macaé, nesta terça-feira (17). O objetivo foi analisar a infra-estrutura macaense para abrigar cursos de engenharia. Segundo o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Jorge Aziz, também foi meta dos encontros entre os representantes daquela Instituição de Ensino e os da prefeitura formalizar parceria de ambas instituições para desenvolver os cursos de graduação e pós-graduação na cidade.

Representantes dos cursos de engenharia Elétrica, Eletrônica, de Produção e de Petróleo, além de Mecânica, da UFRJ, seguiram roteiro com visitas seqüenciais ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), ao Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep) e ao Núcleo de Pesquisas Ecológicas (Nupem).

Depois, foram ao complexo universitário, à secretaria de Ciência e Tecnologia e ao Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e, por fim, à Petrobras. Nestes locais, os profissionais da universidade conheceram os trabalhos desenvolvidos nessas instituições.

- Queremos sensibilizar a UFRJ a promover a interiorização de seus cursos, deixando de oferecer educação apenas na cidade do Rio de Janeiro – disse Aziz, completando que as expectativas são boas para que bons frutos aconteçam em prol do desenvolvimento educacional de Macaé. Também houve diálogo e análises nas instituições de Macaé sobre a possível formação de consórcio para a vinda dos cursos à cidade.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia (Sectec), Guilherme Jordan, toda essa movimentação do governo municipal, atraindo professores e coordenadores das faculdades de Engenharia do Fundão e mostrando os fatores e aspectos fundamentais à implantação dos cursos, em Macaé, é extremamente importante.

- Não existe apenas um ambiente propício, mas também um mercado crescente que demanda muitas oportunidades para o setor de Engenharia -, frisou Jordan, formado em engenharia Mecânica.

Ele acrescentou que a Sectec, em processo de contribuição para o desenvolvimento sustentável, vem trabalhando em parceria com outros setores da administração pública a fim de proporcionar cada vez mais a inserção da comunidade macaense no processo de desenvolvimento social e econômico.

Segundo informações, possivelmente serão instalados em curto prazo de tempo os cursos de Engenharia de Produção, Mecânica e Naval. E, em médio prazo, Elétrica e Eletrônica viriam para o município. Mas, ainda não há definição exata.


Pós-Graduação em Engenharia Ambiental


A segunda turma de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental terá início em agosto de 2007. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.cefetcampos.br e pagar taxa de R$ 60,00, até 27 de abril. São 16 vagas. Esse curso é gratuito.

De acordo com a coordenadora do programa dessa pós, Maria Inês Paes Ferreira, existe abertura para qualquer tipo de graduação como regra para ingressar no curso.

- É necessário, porém, que os interessados trabalhem na área ambiental, buscando principalmente aprofundamento dos conhecimentos sobre as questões ligadas ao meio ambiente.

A duração da pós-graduação em Engenharia Ambiental é de dois anos. A prova, que terá questões sobre conhecimentos específicos de Meio Ambiente, acontece no dia 18 de maio. Mais informações no site do Cefet.