Foto: Moisés Bruno
Pasta recém-criada é Coordenada por Andressa Dantas, objetivo é fortalecer o atendimento das demandas dos jovens macaenses
A Coordenadoria de Políticas para a Juventude - criada recentemente com a reforma administrativa da Prefeitura de Macaé - chega para fortalecer o atendimento das demandas dos jovens macaenses em diferentes frentes como qualificação profissional, cultura e educação. Nesta quinta-feira (30), a portaria 29/2022 criou a comissão que irá tratar da eleição para o Conselho da pasta, com implementação prevista para até o dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude.
"A juventude requer uma política pública muito transversal, então, a Coordenadoria vai dialogar com todas as secretarias e órgãos para poder garantir a efetivação de ações em diferentes áreas como educação, esporte, transporte e segurança pública voltadas para esse público, de 15 a 29 anos, fomentando, inclusive, sua participação social", detalha a coordenadora Andressa Dantas.
Aos 23 anos, Andressa conhece bem as necessidades e a importância da participação cidadã dos jovens na sociedade. A formação do Conselho, segundo ela, será fundamental para contribuir com este processo. "A implementação do Cojuma (Conselho da Juventude Macaense) é nossa prioridade. O Conselho terá formação paritária com representantes da sociedade civil e poder público para que, dentro desse órgão, possamos discutir a construção de um Plano de Juventude e outras ações voltadas para a criação de políticas públicas", explica Andressa.
A instituição do Conselho está amparada na Lei Municipal 4117/2005. A atuação da Coordenadoria, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade, segue as diretrizes do Estatuto da Juventude, Lei Federal 12.852/2013, garantindo a criação de órgão específico para lidar com a política de juventude.