logo

Coordenadoria de Política sobre Drogas realiza capacitação

02/10/2013 12:00:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Juranir Badaró

Iniciativa é organizada com o objetivo de reduzir os danos das pessoas que têm problemas com dependência química

A Coordenadoria de Política sobre Drogas, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e programa de Saúde Mental, da secretaria de Saúde, realizou a primeira capacitação de Redução de Danos, da Escola de Redutores de Danos Peito do Pombo, na noite de segunda-feira (30), na sede do Grupo de Escoteiros de Macaé – Maringá. A iniciativa foi organizada pela equipe Caps ad Porto, com o objetivo de reduzir os danos das pessoas que têm problemas com dependência química. Participaram do encontro médicos, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e outros.

O evento foi aberto com o depoimento de uma professora que está há cinco anos em tratamento e sem o uso de drogas. “Para me motivar a resistir o uso da droga, comecei a estudar e, hoje, estou numa turma de mestrado. Também realizo sensibilizações na comunidade sobre o tema, conscientizando pessoas de diversas idades”, disse a professora.

Para o médico do Caps ad Porto, Henrique Pazzine, existem várias abordagens para ajudar pessoas que têm problemas com drogas. Segundo ele, é necessário intensificar o trabalho. “Nesse enfretamento da dependência química, toda rede, pública ou não, é fundamental. Precisamos estar sempre reunidos. Essa turma é piloto e a expectativa é aprendermos com ela nossos próximos passos”, acrescentou.

De acordo com a coordenadora do Projeto Voz dos Bairros, Telma Lobo, a proposta é um trabalho de estratégia intersetorial. “Escolhemos a sede do grupo Escoteiros de Macaé porque pretendemos fortalecer o território. Nessa comunidade, estaremos pesquisando todo o interesse do setor Amarelo, que compreende os bairros Miramar, Visconde de Araújo, Novo Horizonte, Riviera, Praia Campista e parte do Cajueiros, que fica no setor Vermelho. A ideia é que essa ação aconteça permanentemente na comunidade”, frisou.

A capacitação consiste em aulas teóricas e supervisão, com encontros às segundas-feiras, das 17h às 20h30, e terças-feiras, das 8h às 10h30, com duração de 13 semanas e carga horária de 160 horas. As atividades serão realizadas em equipamentos públicos como Consultório de Rua, reuniões do CMS, Comad, Comas, conferências municipais, visitas ao território, visitas aos abrigos, hospitais, conselho tutelar, entre outros. O certificado da capacitação será emitido pelo Cetep.

As atribuições da Escola de Redutores de Danos Peito do Pombo são: formar profissionais redutores de danos, para atuação no SUS, além de implantar programas de formação permanente de redução de danos na rede de Saúde Mental.

A Escola de Redutores de Danos Peito do Pombo desenvolve ações de redução de danos, em articulação com todos os dispositivos da rede de Saúde Mental, voltados para álcool e outras drogas no município ou microrregião (rede de Caps, Atenção Básica, incluindo Programa de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, rede de Atenção Hospitalar, Consultório de Rua, Pontos de Acolhimento, Casas de Acolhimento Transitório), e com rede intersetorial de atenção integral (Suas, Trabalho e Economia Solidária, Educação, Cultura, Esporte e outras).

Mais informações no Cetep, através dos telefones (22) 2762-4025, (22) 2770-0828 ou no e-mail cetep@macae.rj.gov.br e na Coordenadoria de Políticas sobre Drogas: (22) 27590832.