Foto: Guga Malheiros
Programação contou com “adesivaço” nos órgãos da prefeitura e apresentação de esquete teatral
A equipe da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, em parceria com a área técnica de prevenção e controle do tabagismo da secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (28), ações para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco (31). A programação contou com “adesivaço” nos órgãos públicos da prefeitura de Macaé e apresentação de esquete teatral.
De acordo com informações do coordenador de Políticas sobre Drogas, Gleison Guimarães, as ações tiveram início na manhã desta terça-feira com a equipe realizando o trabalho de sensibilização no Centro de Convivência do Idoso, onde foi colocado o adesivo: “Ambiente Livre de Tabaco”. O objetivo principal, segundo ele, é acabar com o consumo de tabaco.
O consumo de tabaco é a causa de morte mais evitável a nível mundial e atualmente responsável pela morte de um em cada dez adultos em todo mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.
A equipe também esteve no período da manhã no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas, no Centro, para realizar a ação. Em paralelo ao trabalho de “adesivaço” e da entrega de folhetos explicativos, uma equipe da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, formada por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, pneumologistas, psicólogos e assistentes sociais, realizou o encaminhamento, caso a pessoa demonstrasse o desejo de parar de fumar, para o tratamento.
A equipe esteve, no período da manhã, no Hospital Público de Macaé (HPM), onde a ação contou com a presença do diretor da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, Newton José. As pessoas que aguardavam o atendimento puderam assistir à apresentação do esquete sobre os malefícios do tabagismo pelo Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas).
Logo em seguida, após a apresentação teatral, o grupo percorreu todas as instalações do HPM para realizar o trabalho de adesivação. Já no período da tarde, a equipe realizou a sensibilização, a partir de 13h30m, no Paço Municipal e no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).
Onde buscar tratamento
Caso a pessoa tenha o desejo de parar de fumar, a prefeitura oferece tratamento gratuito. A unidade funciona na Rua Conde de Araruama, 569, Centro. Às segundas-feiras, de 14 horas às 21 horas. Às terças-feiras, de 8 horas às 21 horas. Quintas e sextas-feiras, de 8 horas às 17 horas. Os atendimentos são individuais ou em grupos. Informações adicionais pelo telefone: (22) 2796-1295.