A Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas (Cepod) realiza nos dias 17, 18 e 19 deste mês, a aplicação de um questionário aos transeuntes que passam pelo calçadão da Avenida Rui Barbosa, para saber a opinião deles sobre o projeto “Praia Livre de Tabaco”, a exemplo do que já funciona em outras praias de países da Europa, Japão e a vizinha Argentina.
As equipes da coordenadoria já realizam o trabalho de sensibilização sobre os malefícios do consumo do tabaco em prédios da prefeitura, com ações de “adesivaço” e entrega de folders explicativos. No dia 26 de setembro, o prefeito Dr. Aluízio aprovou a Lei nº 3.990, que institui o programa “Ambientes 100% Livres de Tabaco” nos setores públicos municipais e adota medidas para a prevenção e redução de danos ao uso do tabaco, criando no calendário oficial o “Dia Municipal de Conscientização de Crianças e Adolescentes sobre o Risco do Tabagismo”.
A lei já está em vigor e a equipe do Cepod quer verificar por meio desse questionário a possibilidade de aplicar o projeto também nas praias macaenses. No entanto, de acordo com a coordenação, trata-se apenas de um levantamento.
Consumo de tabaco é a primeira causa de morte no mundo
O consumo de tabaco é a primeira causa de morte mundial mais evitável e, atualmente, é responsável pela morte de um em cada dez adultos em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos revelam que entre as pessoas expostas ao fumo passivo há risco de 30% de desenvolverem câncer de pulmão, 30% mais risco de sofrerem doenças cardíacas e 25% a 35% mais probabilidade de doenças coronariana agudas. Além disso, propensão à asma e a redução da capacidade respiratória é maior para esse grupo de pessoas.