Nesta quarta-feira (13) a equipe da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) participou de reunião com o Promotor de Justiça Leonardo Cuña de Souza, da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Macaé, do Ministério Público. O Promotor mostrou-se interessado nas etapas de elaboração do Plano e na participação popular durante o processo de construção do Plano Diretor. Ao final da reunião, Leonardo Cuña elogiou o bom trabalho que a Cogeplad vem realizando junto à população.
Hermeto Didonet, coordenador do Plano Diretor, Paula Guedes, arquiteta e urbanista, e a bióloga Elisângela Soussai, da Cogeplad, fizeram uma detalhada explicação de todas as etapas de elaboração do Plano Diretor de Macaé. Didonet explicou que a Coordenadoria criou uma equipe técnica e começou a elaborar a metodologia de trabalho para a construção do Plano Diretor.
- Não existe uma metodologia própria. Macaé tem sua característica particular de capital nacional do petróleo, com cerca de 70 localidades. Estamos realizando oficinas de mobilização, que ao todo serão 30, e mais 11 oficinas de trabalho, com delegados escolhidos pelos moradores. Hoje (13) estaremos realizando a sexta oficina de mobilização, desta vez na Fronteira – informou Hermeto.
O Promotor de Justiça, Leonardo Cuña, ressaltou que sua grande preocupação é com a livre participação das associações de moradores durante as etapas de elaboração do Plano Diretor. Ao saber que a Cogeplad vem promovendo ampla divulgação de todos os documentos e promovendo a livre participação da população, Leonardo Cuña elogiou o trabalho da equipe do Plano Diretor de Macaé. “Vocês estão fazendo um bom trabalho. Parabéns”, ressaltou o Promotor de Justiça.
Leonardo Cuña ainda observou que o Ministério Público está à disposição para participar de qualquer evento promovido pela equipe técnica do Plano Diretor de Macaé.
Ao final da reunião, Hermeto Didonet entregou ao Promotor de Justiça uma pasta de documentos contendo instrumentos técnicos de mídia e divulgação utilizados pela Cogeplad no processo de implementação das atividades de construção do Plano Diretor de Macaé.
-O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, nos deu ampla liberdade para trabalhar, e só pediu que fizéssemos o melhor Plano Diretor. Segunda-feira (18) estaremos lançando o Plano Diretor para as escolas do município, com a participação dos alunos da 5ª a 8ª série, no Centro Macaé de Cultura. Nos dias 26, 27 e 28 vamos realizar a II Conferência da Cidade de Macaé que tem como tema central “O Plano Diretor de Macaé” – concluiu Hermeto acrescentando que todas as etapas de elaboração do Plano Diretor contam com a participação direta da população.